CONSELHOS

Gabriel, Daniel e Ana Luísa, nem todos os políticos são ladrões. Tudo na vida passa pela política. A economia, a educação, a segurança, a saúde, o planejamento urbano, os meios de transportes, os impostos, os salários, os investimentos, até o esgoto que leva os dejetos que vocês expelem passa pelo tubo da caneta do político.

A interação com professores, colegas de sala, afetos, desafetos, com familiares, com vizinhos. A interação no ambiente profissional, conjugal, relacionamentos amorosos, em fim, tudo é política. O homem é um animal sociável, é um ser político.

Do alfinete ao foguete, todo ordenamento jurídico, tudo o que vocês imaginarem, passam pelas mãos dos políticos.

Todos os dias somos obrigados a fazermos políticas; partidárias ou não. Tenham opiniões claras, bem definidas, firmes. Não sejam xiitas.

Se não concordarem com alguma coisa, façam alguma coisa para mudar, não fiquem apenas a reclamar.

Eu amo vocês. Quase todos os dias, peço a Deus que os abençoem, meus filhos. Vivam em paz, respeitem seus semelhantes, tenham inteligência emocional, empatia, aproveitem cada momento da vida. Mesmo dos instantes mais difíceis é possível extrair uma mensagem positiva.

A vida é curta demais para ser pequena, como dizia Benjamim Disraeli. Portanto, curtam-na demais e sejam felizes. Lembrem-se: nem sempre a felicidade está associada ao dinheiro. Sempre ela se liga à honra e ao caráter. Não se deixem levar por promessas de ganhos fáceis. Façam tudo às claras, pratiquem isso: “Tudo o que não puder dizer como fizeram, não o façam”.

Meus filhos queridos, no meu cortejo quero ouvir as bachianas brasileiras nº 5 de Heitor Villa Lobos. Apenas o primeiro movimento, aria (cantilena) de Ruth Valadares Corrêa. Esqueçam o martelo do amigo Manuel.

Imagino que em alguns momentos ouvindo esta música, vocês chorem. Não deixem a minha morte abatê-los. Quero vê-los fortes.

Muitos têm certeza que irão cruzar os umbrais celestiais; a única certeza mesmo é a morte, todavia.

O que há de real e imaginário entre a origem e o destino do homem?

Sejam tolerantes. Respeitem a Deus, respeitem seus pais, seus irmãos, os animais, os amigos, os professores, os superiores, os pares, os subordinados. Respeitem as leis, as normas, as regras, as opiniões contrárias, as religiões, a vocês mesmos, a natureza, o meio-ambiente, enfim, respeitem.

Lembrem-se, eu amo muito vocês.

Alber Liberato Escritor
Enviado por Alber Liberato Escritor em 06/08/2020
Código do texto: T7028055
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.