VAMOS PENSAR UMA ESCOLA DIFERENTE?
"A gente não tem internet e mal tem um celular. No primeiro dia de aula, a gente não tinha acesso porque [o sinal] é muito ruim. É difícil! Não dá para entender as aulas, não tem como ele aprender, não tem como. É muito complicado" (Mãe de Joaquim)
Para muitos (muitos mesmo) a escolarização remota não é sequer uma possibilidade.
Neste sentido, a escola que já era uma reprodutora do sistema capitalista (que tem na desigualdade social um de seus vetores de continuidade) pode tornar-se uma das instituições sociais mais eficientes da reprodução da desigualdade e injustiça sociais por meio do ensino.
Nas atuais condições de investimento público nas escolas, nas tecnologias de fato efetivas e na lacuna na formação dos professores para o uso das tecnologias em prol do ensino, não há a menor chance da educação escolar remota dar certo como perspectiva de qualidade formativa.
MAIS IMPORTANTE QUE PENSAR A VOLTA DA MESMA ESCOLA COM RECURSOS E COMPORTAMENTOS DIFERENTES É PENSAR UMA ESCOLA DIFERENTE.