Eu sou assim!!!!

-- Eu sou assim!!

Constantemente me ouço fazendo essa afirmação.

Quase sempre isso ocorre quando enxergo uma debilidade, um defeito.

Quando digo que "sou assim" deveria me perguntar: que parte de mim é assim? A melhor?!

A verdade é que ouso afirmar que "sou assim" como se me conhecesse.

Mas o “conhecer-se” é obra para a vida toda.

Digo que "sou assim", e tento, por teimosia, reprimir este “meu assim” para encaixa-lo a marteladas naquele “ele assim”, socialmente elogiável.

Então, ao menor vento, aquele “ele assim” se desencaixa e meu “sou assim” está de volta.

Evoluir a marteladas. Será se estou aplicando o esforço na direção correta? Devo esforçar-me para me encaixar ou devo conhecer-me para me encontrar?

Quem sou eu de verdade? Eu sou assim, ou não sou? Que sonho é este em que me enfiei?

Certa vez uma magnífica “linha Reta” adormeceu e sonhou que era um humilde “Ponto”.

Andando por aqueles lugares que só os sonhos nos oferece o Ponto avistou uma Reta e admirou sua retidão:

– És tu Reta, a mais pura expressão da ética, da beleza e da unidade.

Ao que a Reta respondeu em tom solene: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.”

Em sincera devoção,o Ponto passou então a segui-la por todo o sonho. Com muito esforço, ora o Ponto estava sobre a Reta, ora um pouco para direita ou um pouco para a esquerda.

Com o tempo o Ponto passou a agir em tudo como a Reta e em completa convicção de ser este a melhor forma de se viver.

Mas algo ainda o incomodava.

– Oh Reta! Ainda que eu te siga, tu sempre será o “Conhecimento” e eu a “opinião verdadeira.” Tu serás o “espontâneo” e eu serei a “teimosia”

Ao que a Reta respondeu:  “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”

Irritado, o Ponto então explodiu: – Sempre a mesma resposta. Não vês, Reta, que só o que eu faço é te seguir?!

Ao que a Reta respondeu:

-- Então pare de me seguir, Ponto. "Para percorrer o caminho, tu próprio deves te tornares o caminho.” Não vês que "tu próprio é o objeto de tua busca."?

Sobressaltado, a reta então despertou.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 15/07/2020
Reeditado em 16/07/2020
Código do texto: T7006567
Classificação de conteúdo: seguro