Pela Permanência de Fran no CRAS V. Luzita!

NO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL, A CIDADE DE SANTO ANDRÉ REIVINDICA A PERMANÊNCIA DE FRAN NA COORDENAÇÃO DO CRAS VILA LUZITA

O nome dela é Francineide Rocha. Fran, como é carinhosamente conhecida, agrega características muito interessantes. Em tempos de pandemia, a oportunidade de conhecê-la veio por telefone. Junto de sua voz, um encanto, uma vontade de tomar café num bate papo presencial. A querença de encompridar a conversa veio por perceber que Fran tem concepções muito nobres a quem atua no campo da Assistência Social: ela carrega na sutileza de sua voz e de sua narrativa, a perspectiva do direito e não do favor, a importância da autonomia do outro e não de sua subordinação, a luta pela necessária valorização dos trabalhadores e o reconhecimento da Gestão Democrática como fatores essenciais na vida em sociedade. Estes atributos sempre estiveram junto de um trabalho sério e amoroso nos territórios onde atuou articulando importantes redes de proteção aos mais vulneráveis.

Hoje é dia 15 de maio, dia do Assistente Social. É o dia de celebrar o trabalho da Fran e de todos os profissionais desta área que fazem esse trabalho tão necessário, sobretudo em um país desigual como o nosso. Quanto mais desigual uma nação, um estado, uma cidade, mais necessário se faz o trabalho do Assistente Social. Quanto mais desigual, mais desafiador e difícil é buscar saídas possíveis.

Fran vem de família com poucos recursos financeiros. Tem em sua memória, e em sua trajetória, o trabalho imprescindível de trabalhadores da Assistência Social que ampararam sua família, legitimando-os como cidadãos de direitos. Isso foi crucial para que ela pudesse conquistar dois elementos muito importantes: o ensino superior e a aprovação em um concurso público. Há 12 anos Francineide encampa os desafios que a Assistência Social lhe impõe. Destes 12 anos, 8 são em Santo André, onde cativou uma grande quantidade de pessoas que veem em seu trabalho, em suas ações, possibilidades de outras dimensões na vida, que não somente o fracasso, que não somente a miséria, que não somente a violência. Hoje, 15 de maio, dia do Assistente Social é um dia de luta para Fran e para um grande número de pessoas que tem acompanhado seu trabalho. E não é um dia de luta por qualquer motivo. É um dia de luta porque Fran tem sido impedida de exercer seu papel na Coordenação do CRAS Vila Luzita em Santo André. Fran foi informada que será transferida para outra Secretaria, a da Habitação, de uma forma bastante inusita. Foi informada que essa Secretaria precisa muito dela lá. Essa mudança, repentina, trouxe inúmeros questionamentos e descontentamentos por aqueles que são atendidos no CRAS Vila Luzita, onde Francineide tem realizado um importante trabalho. Além do CRAS Vila Luzita, coletivos de movimentos, sindicatos e comunidades periférias de Santo André, somam a uma voz que reinvindica à Prefeitura de Santo André que Fran permaneça na Coordenação do CRAS Vila Luzita. Temos questionado à prefeitura de Santo André sobre quais motivos a levam a agir de tal forma: O CRAS é o Centro de Referência de Assistência Social de maior número de atendimento, em torno de 15 mil pessoas vulneráveis, onde Fran atua com maestria e seriedade. Estamos em tempos de pandemia, o trabalho da Assistência Social é serviço essencial, o que não nos ajuda a compreender porque a sua transferência a outra área. Essa atitude tem deixado descontentes muitos coletivos aos quais destacamos:

Forum dos Trabalhadores de Assistência Social do ABCDMRR

Trabalhadores da Assistência Social de Santo André

Coletivo MASSA!

Sarau na Quebrada

MDDF

Sindicato dos Funcionários Publicos de Santo André

Comunidade Cata Preta

Comunidade Eucalipto

Fórum Estadual de Trabalhadores da Assitência Social/SP

UMES

Seccional ABC do CRESS/SP

Aproveitamos essa oportunidade para parabenizar a todos os Assistentes Sociais pelo importantíssimo trabalho realizado junto aos mais vulneráveis e aproveitar o ensejo para solicitar ao Prefeito Paulo Serra a permanência de Francineide Rocha no CRAS Vila Luzita.

Sem mais, junho de 2020.