Sobre a cloroquina
Eu não sou especialista, bem longe disso, só um observador, e olhando, lendo muitas postagens, reportagens, assistindo vídeos, acabei formando uma opinião sobre o tema e, se eu estiver equivocado, gostaria que alguém da área esclarecesse.
Sobre a cloroquina, hidroxicloroquina, sobre o uso do medicamento no tratamento da covid-19, contra o coronavírus: pelo que entendi de tudo que se fala é que o medicamento está sendo usado no Brasil com a indicação do médico e consentimento do paciente, pois o medicamento não tem comprovação científica comprovada e posteriormente publicada em revista de grande nome e respeito da área.
Percebi que qualquer que seja o ministro da saúde que estiver no cargo, e ele for médico, não vai assinar o protocolo de autorização para uso liberado sem ele estar aprovado passando por todos os testes necessários, ele não vai passar por cima das etapas que são necessárias.
O medicamento está sendo usado, juntamente em associação com outros, em alguns países, em outros não, mas também outros medicamentos estão sendo usados e todos como paliativos até que se encontre um que seja totalmente eficaz e tenha a comprovação científica ou uma vacina.
Vejo que não é o paciente que pede para que seja medicado com a substância e sim é uma decisão do médico que indica seu uso e com termo assinado pelo paciente que fica ciente de qualquer efeito colateral que possa vir a acontecer.
Como em toda doença um remédio, ou tratamento, pode ser mais eficaz para uma pessoa do que para outra, muitas vezes se você consultar dois ou três médicos para tratar uma doença, os mesmos podem dar tratamentos e remédios diferentes para o mesmo problema.
Enfim, se o médico achar conveniente usar a cloroquina associada a outros medicamentos e o paciente autorizar será feito, do contrário não.
(É uma análise de um leigo no assunto, qualquer pessoa da área que se sentir à vontade para corrigir minha análise, que o faça, será bem-vinda toda opinião embasada em fatos, afinal em um debate não pode existir vencedor, mas vencedores, conhecimento nunca é demais)