DISFUNÇÃO E ISOLAMENTO.

As vitórias conquistadas na vida com humildade e utilidade não necessitam reconhecimento. Dizia meu pai, se enriqueça com o conhecimento e tudo lhe chegará multiplicado. Como era usual por seu vasto saber desenhou-se materialmente sua definição.

A pretensão e a necessidade de ter nem que seja uma nesga de reconhecimento é sinal que há carência e empobrecimento interior.

Quem tem riqueza interior de nada necessita. Mas o isolamento fez mais isolar, e parece que todos querem reconhecimento e deterem a verdade.

É um enredo essa forte disfunção que alcança distâncias e se espalha em toda a existência à contrariedade ao cultivo interior, quase sempre inexistente. O mundo agora passa pelas restrições de âmbito material e a ameaça de grandes infortúnios como aumento da miséria e da fome. Essa ordem também segue a disfunção.

Esforço pessoal não forma paralelo e muito menos traço linear positivo nessa questão, é o que se vê alargado no que se vive no cenário atual. Todos têm sua jornada, estilo próprio, que não se pode mudar como não se muda o DNA, como ensina a história e se vê em tantos personagens que desfilam nesse trágico instante da história, que passará. Somos nossa ascendência, o que está na força em dizer o que lhe vai na alma. E são muitos os discursos.

E muito se esvai na roda do alheamento, do “logos” parco e inútil que as linhas vividas nesse momento grave deixam à mostra no grande cenário, no pequeno e nas coxias.

Subidas alturas se armazenam na espiritualidade, nem a proximidade da academia ou rasgos maiores de extensões culturais percorridas e conhecidas nas manifestações humanas modificam o espírito, que tem estofo exclusivo na alma.

Exerço pacientemente o ministério explicativo para os que podem absorver com serenidade. Assim me conduzo. Já fiz muito para o que pude passar para amenizar disfunções tão visíveis. Me traz grande retorno da utilidade que é minha meta. Mas nada posso fazer para contribuir nesse cenário atual.

Trabalhando com conflitos se passa a entender com mais facilidade as dificuldades que sempre nascem da disfunção. O teatro brasileiro está pleno desse cárcere humano que é diverso do agora famoso isolamento social. Muitos por total disfunção sempre estiveram isolados socialmente nas grades da limitação. É o que salta aos olhos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 14/05/2020
Reeditado em 14/05/2020
Código do texto: T6947098
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.