"Desabafo de um Brasileiro"

CADA SER HUMANO TEM SUAS PRÓPRIAS RAZÕES CONCEDIDAS POR DEUS PARA A BUSCA DE SEUS IDEAIS...

DEUS CONCEDEU-NOS O DOM DO DISCERNIMENTO, PORTANTO CADA UM É RESPONSÁVEL PELO SEU PRÓPRIO DESTINO...

CABE AO PAI EDUCAR O FILHO, MOSTRAR-LHE O CAMINHO DA VERDADE E A RAZÃO PELO SER CORRETO E INTEGRO...

MAS O VOO PELA VIDA É LIVRE, CADA QUAL ATINGE A ALTURA QUE SUAS ASAS ALCANÇAREM...

CONTUDO, DESDE OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO, QUE TODA SOCIEDADE CARECE DE UM LÍDER QUE OS GUIE EM BUSCA DOS OBJETIVOS PARA O BEM COMUM...

DENTRE ESTES OBJETIVOS ESTÃO NOSSOS SONHOS, E ESTES JAMAIS PODERÃO SER TOLIDOS OU CONCEDIDOS LIMITADAMENTE PELO PODER CORROMPIDO PELA GANÂNCIA DA DOMINAÇÃO...

CRESCI OUVINDO HISTÓRIAS, CHUTANDO BOLAS DE MEIA NAS RUAS, JOGANDO BOLINHA DE GUDE, PÉS NO CHÃO, CADERNO DE 20 FOLHAS DEBAIXO DO BRAÇO, CUJA CAPA TRAZIA A LETRA DOS HINOS NACIONAL E À BANDEIRA, QUE CANTÁVAMOS TODOS OS DIAS COMO UM RITUAL DA CIVILIDADE.

NAS ESCOLAS FAZÍAMOS FILAS PARA ENTRAR E SAIR DA SALA DE AULA, MENINAS DE UM LADO, MENINOS DO OUTRO.

REZÁVAMOS EM VOZ ALTA NO INÍCIO E NO FINAL DA AULA E NO RECREIO BRINCÁVAMOS TODOS JUNTOS SEM NOS PREOCUPAR COM A COR OU GÊNERO DO OUTRO.

LEVANTÁVAMOS TODOS E CUMPRIMENTÁVAMOS A PROFESSORA QUANDO ELA ENTRAVA NA SALA.

OS TEMPOS MUDARAM, SERIA MUITO SAUDOSISMO DE MINHA PARTE, FICAR AQUI A RELATAR ESTE PASSADO MARAVILHOSO, CUJAS DIFICULDADES SUPEREI COM A AJUDA E SOLIDARIEDADE DE PARENTES E AMIGOS.

MAS TENHO QUE RESSALTAR QUE NAQUELA ÉPOCA, HÁ MAIS OU MENOS CINQUENTA ANOS ATRÁS, AS PALAVRAS DE ORDEM NAS ESCOLAS E EM TODAS AS CONVERSAS QUE OUVIA DOS MAIS VELHOS, ERAM “ORDEM E PROGRESSO”.

E NOS ENSINAVAM QUE PARA HONRAR ESTE LEMA DE NOSSA BANDEIRA ERA NECESSÁRIO, ESTUDAR, TRABALHAR MUITO, POIS O BRASIL ERA O BERÇO DO FUTURO, DA ESPERANÇA E ESTAVA EM DESENVOLVIMENTO.

POIS BEM, ENQUANTO CORRIA E BRINCAVA INOCENTEMENTE, FUI CRESCENDO E TRAZENDO COMIGO SEMPRE ESTES IDEAIS DE FUTURO, ESPERANÇAS.

FORAM AMADURECENDO EM MIM, AS EXPECTATIVAS DO DESENVOLVIMENTO DE MEU BRASIL.

ONDE FOI QUE ERREI.?

RESPONDA-ME, Ó PATRIA AMADA.!

SERÁ QUE AQUELE MEU BRASIL EM DESENVOLVIMENTO, PARA O QUAL ESTUFEI MEU PEITO E NAS LETRAS DE SEUS HINOS NACIONAL E DA BANDEIRA, CANTEI LOUVORES COM MEUS OLHOS BRILHANDO DE EMOÇÃO, PASSOU POR MIM SEM QUE EU O PERCEBESSE?

FIZESTES ISTO COM TEU FILHO GENTIL Ó PÁTRIA AMADA, BRASIL?

SABIAS QUE APESAR DA ÁRDUA CAMINHADA ATÉ AQUI, JAMAIS TE ESQUECI?

E QUE HOJE JÁ NÃO SE CANTA MAIS TEUS HINOS NAS ESCOLAS...

QUE QUEREM LIBERAR A MACONHA...

E ESTÃO INVERTENDO OS TEUS VALORES..?

NÃO SE REZA MAIS, SEQUER DÃO BOM DIA...

NÃO RESPEITAM E BATEM NOS PROFESSORES?

QUE O TRABALHO PARA TEU PROGRESSO...

AGORA NÃO É MAIS NECESSÁRIO..?

POIS A MAIORIA QUE TE ENOBRECE...

GANHA UMA BOLSA, PARTE DO MEU SALÁRIO..?

TEM NADA NÃO, BRASIL...

EMBORA VELHO, INSISTO NA DISPUTA.!

POIS FOSTE TU QUE ME ENSINASTE...

QUE UM FILHO TEU, NÃO FOGE À LUTA...

PARA MIM NADA MAIS TE PEÇO...

A TI DOEI O QUE TINHA DE MAIS SELETOS...

MINHA VIDA, MEUS SONHOS...

MAS TRAGA O FUTURO...ONDE VIVERÃO OS MEUS NETOS...

Ari Benedito

Benedito Oliveira
Enviado por Benedito Oliveira em 03/05/2020
Reeditado em 03/05/2020
Código do texto: T6935743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.