Metafísica das línguas e da matemática

A matemática expande e o estudo das línguas consolida

Não se trata apenas da utilidade prática destas duas disciplinas.

O estudante de matemática exercita sua capacidade imaginativa de entender e visualizar conceitos abstratos, além de favorecer a clareza lógica na expressão verbal e escrita.

Também o estudo comparado de línguas estrangeiras, por meio de relações de semelhança e diferença, amplia no estudante a capacidade de nomear e conceituar ideias e sentimentos mais nobres e sutis.

O aprendizado da matemática e o estudo comparado de línguas favorecem no estudante a expansão de consciência para nuances antes inimagináveis.

" a árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê." - Willian Blake -

Não é atoa que o filósofo Platão exigia entendimento matemático como requisito para entrar em sua academia e o filósofo Schopenhauer defendia o aprendizado de novas línguas como ferramenta de evolução do ser humano.

Ainda sim, no que diz respeito a educação das crianças, vale o adágio que adverte: "Não coloque o trem antes dos trilhos estarem firmes." para que as criança continuem a brincar na natureza construindo, sem pressa, o trilho por onde o intelecto irá caminhar.

O intelectualismo precoce atrofia, mas a preguiça dos velhos perpetua.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 20/04/2020
Reeditado em 23/04/2020
Código do texto: T6923139
Classificação de conteúdo: seguro