Educação segundo Platão

Segundo Platão, um conceito vulgar e indigno sobre a educação é dizer tratar-se de uma formação que visa somente aquisição de dinheiro ou qualquer habilidade mental destituída de sabedoria e justiça.

Outro parecer que Platão considera ao menos vago é declarar que educação é uma formação que visa atrair a alma da criança durante a brincadeira para o amor daquela atividade da qual, ao se tornar adulto, terá que deter perfeito domínio.

Para Platão, educação é a primeira aquisição que a criança fez da virtude, entendendo como virtude a harmonia entre os gostos bem treinados e a razão.

Neste sentido, Platão conceitua educação como um processo de atrair e orientar as crianças rumo aos princípios de beleza e justiça relembrados pelos sábios. Nas palavras de Platão, educação é fazer nascer a justeza nas almas por meio do treinamento dos prazeres e das dores de forma que a criança aprenda a amar e odiar o que se deve, tudo isso antes mesmo do despertar da razão. Nesse diapasão, Platão vê a educação como um treinamento na virtude desde a infância, o que torna o indivíduo entusiasticamente desejoso de se converter num cidadão perfeito, o qual possui a compreensão tanto de governar como a de ser governado com justiça.

(investigado no livro: As Leis(Platão))

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 08/04/2020
Código do texto: T6910664
Classificação de conteúdo: seguro