Drogas. Por quê?!(como sair das drogas?)

Por mil motivos.

ou por motivo nenhum.

Droga-se pela experiencia do prazer.

Droga-se quando se está triste.

Ou quando se está feliz.

Por se considerar fraco.

Ou por se considerar forte.

Para escapar ou para se incluir

Uns, só pra ver,

Outros pra viver.

Mas por trás das alegrias, tristezas e considerações não mudam um fato:

uma vida sem propósito

DÓI.

e o prazer

ALIVIA

Quem dúvida que não está fácil para ninguém estar encarnado neste CORPITO?!

É que toda EXISTÊNCIA carrega em si uma dor pedagógica.

E essa DOR é potencializada por uma vida sem propósito.

As drogas não oferecem propósitos, mas arrancam a dor, porque arrancam também a própria vida.

É claro que no final de cada ciclo a droga lhe devolve a DOR multiplicada. Mas quem quer se lembrar do final?

Difícil saber por que uma pessoa é levada para as Drogas.

Seria uma questão social? Ancestral? Patológica?

Não importa. Há quem escape das drogas, mas quem escapa da gula? Da vaidade? Da preguiça, internet, redes sociais, arrogância, ou todas elas juntas?

O vício é sorrateiro e é difícil identificar sua entrada, porque são muitas. Mas não é difícil identificar sua saída, porque essa é única:

É preciso um PROPÓSITO.

Um propósito pelo qual valha a pena viver e morrer.

Um propósito pelo que se escolhe todos os dias.

A força para a saída está na construção de uma fortaleza em cima desse propósito.

E para curar essa DOR, essa ANGÚSTIA, não serve qualquer propósito. Tem que ser um proposito luminoso, que se harmoniza com nossa alma. O jovem que não aprendeu a se conhecer desconhece as necessidades da alma humana e agoniza nesta inanição. A alma humana se alimenta de tudo que é bom, belo e justo. A alma se alimenta de ética, de deveres. O jejum de ética; jejum de deveres gera a angustia. A mente, que desconhece a causa dessa angústia, quer escapar desse vazio e oferece o único remédio que conhece, os prazeres dos sentidos.

A prudência diz ao jovem que deve acautelar-se, mas falta convicção para resistir o puxão da matéria e a personalidade cede aos vícios, dentre eles, as drogas.

A fortaleza contra as drogas são o autoconhecimento sobre as necessidades da alma e o seu êxito em saciar essas necessidades. Esse êxito perpassa pelo aprofundamento das convicções nos valores humanos, nos exemplos dos heróis e no cumprimento dos deveres éticos que proporcionam os prazeres da alma.

Em outras palavras, o jovem se droga porque sofre consciente ou inconscientemente de angustia. Sofre dessa angustia porque não conhece a si mesmo e não alimenta sua alma. Este sofrimento somado a ignorância de si mesmo lhe empurram em direção aos prazeres dos sentidos.

Há que ter coragem para resistir ao medo e também ao prazer.

Essa coragem. Essa fortaleza, perpassa por um antigo ensinamento:

Conheça-te a ti mesmo

Há que conhecer-se para dominar-se

Há que conhecer-se para descobrir o propósito de ser humano:

"reconhecer o divino que nos habita e retornar a ele."

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 06/04/2020
Reeditado em 09/04/2020
Código do texto: T6908595
Classificação de conteúdo: seguro