O Ponto e a Reta

Jesus, o Cristo, foi e é a própria encarnação do Amor, do Perdão, do Não Julgamento.

Sendo ele o Amor, o Amor diz: Eu sou a Verdade, o Caminho e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.

O Pai representa o Reino dos Céus, a felicidade e paz completa e ninguém alcança essa felicidade senão pelo Cristo que é o Amor, o Perdão e o Não Julgamento.

Jesus. como Filho de Deus e nosso irmão mais velho, ele chegou na casa do Pai antes de Nós, ele está na frente e, por lógica, não há como chegar ao Pai, sem passar por aquele que está na frente, sendo, portanto, o Cristo, a ponte e a porta para a casa do Pai.

Assim, não há como chegar a felicidade completa da casa do Pai sem passar pelo Amor, pelo Perdão, pelo Não Julgamento, representado pela figura de Cristo.

Vamos a uma alegoria.

Certa vez uma magnífica “linha Reta” adormeceu e sonhou que era um humilde “Ponto”.

Andando por aqueles lugares que só os sonhos nos oferece o Ponto avistou uma Reta e admirou sua retidão:

-- és tu Reta, a mais pura expressão da ética, da beleza e da unidade.

Ao que a Reta respondeu em tom solene: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.”

Em sincera devoção, o Ponto passou então a segui-la. Ora estava sobre a Reta, ora um pouco para direita ou um pouco para a esquerda.

Com o tempo o Ponto passou agir em tudo como a Reta e em completa convicção de ser este a melhor forma de se viver.

Mas algo ainda o incomodava.

– Oh Reta! Ainda que eu te siga, eu sinto que eu ainda não cheguei na casa do Pai. O que tens a me dizer.

“Eu sou o Amor, o Perdão, o Não julgamento. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”

– Mas só o que eu faço é te seguir?!

Ao que a Reta respondeu:

"Então pare de me seguir. Para percorrer o caminho, tu próprio deves te tornares o caminho.”

Sobressaltado, a reta então despertou.

Esse é o convite que eu me faço e faço em todos meus poemas e contos: nos tornar o Amor, o Perdão, o Não julgamento. Parar de seguir Cristo para nascer de novo como o próprio Cristo.

"Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo"

"O Reino de Deus está dentro de vós."

Parece que eu estou pedindo muito, mas eu só estou pedindo para a reta acordar do sonho e se lembrar que é reta, que é amor.

"tornai-vos aquilo que já sois."

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 03/04/2020
Reeditado em 09/08/2022
Código do texto: T6905629
Classificação de conteúdo: seguro