DOCE & AMARGO

Sabemos que há uma linha divisória, que separa a cor do incolor; a vida da morte; o insipido e o gostoso,mas vejo que por mais que tentemos fincar gosto ou preferência por algo, sempre vem um apelo externo com argumentos, nem semprw plausíveis e até muito duvidosos, questionando tal feita.

Digo isto, para registrar uma situação muito comum, desde dos primórdios da humanidade e, claro, com essa onda de internet, ficou massiva e excruciante. A mania de rotular ou estereotipar um indivíduo. Simples, eu gosto de café amargo, porque tem menos calorias e também aprecio o sabor do fruto, em seu processo de coagem e filtragem. Pronto, já dizem, ela gosta de café amargo, porque é amarga e chata. Se adoço o café, ja me dizem, ( e dizem a outros também), um café doce pressupõe amabilidade e, assim estou apaixonada! Está rotulado o modus operandi de apreciar o café.

Se uma pessoa escolhe uma blusa vermelha, lá vem a insinuação , será que está paquerando e quer ser vista?!? E mais comentários "pecaminsoso", Também é tão exibida! Se a pessoa escolhe preta.Coitada! Deve estar sofrendo ou pesarosa, quem sabe deprimida... Este lance da depressão é cruel mesmo, fico horrorizada em ver tantos comentários em conversas aleatórias sobre fulano ou sicrano, porque está mais pensativo e até chora, Pimba! Diagnóstico pronto! Depressão. Se está alegre e eufórico e isto incomoda muita gente, o fulano ja é tachado de Bi polar, Transtorno de ansiedade e até Borderline. Vixe! Não se pode chorar sem estar deprimido, gritar e cantar sem estar Ansioso. Claro, esses transtornos mentais e disfunções de estados emotivos são o grande Boom do século, mas alto lá, devemos maneirar um pouco ao tachar e cuidar para não enveredarmos por esse caminho, podemos fazer mau juizo da situação e criar outros problemas. Um profissional sabe melhor avaliar, no máximo podemos oirentar a procurar um especialista e essa orientação deve ser feita com cuidado e não de forma espalhafatosa e ruidosa.

Outro dia, escrevi um texto com teor mais pesaroso e pronto lá vem a " voz" da sociedade ditar que faltava Deus nos meus caminhos, pode isto? Falta de noção ou seria uma afetação sistêmica que toma conta do mundo e faz o ser ver, ler e ouvir, e inferir coisas suas nos objetos, conceitos e tons do outro? Sei lá, fica a dúvida.

A sociedade evolui, mas trouxe consigo hábitos ou comportamentos ancestrais e destes, creio, não nos livrarmos nunca, porém, se houver uma ponderação, podemos expressar nossa opinião e por que não, contanto que não levemos a reboque no olhar e palavras conteúdos nossos tão arraigados e pessoais ao simplesmente, citar uma preferência ou fazer menção a uma escolha.

Nem tanto ao mar, nem tanta a terra ...vamos, moderar e nos encantar com o que a vida nos dá. Parafraseando, acho que vale mais este conceito.

https://palavrasnotasevivencias.blogspot.com

https://palavrasnotasevivencias.blogspot.com

Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 27/01/2020
Reeditado em 23/12/2020
Código do texto: T6851928
Classificação de conteúdo: seguro