Discurso de Greta Thunberg na ONU

DISCURSO DE GRETA THUNBERG NA ONU


23 setembro 2019, Encontro de Cúpula sobre Ação Climática

Fonte: ONU News
Grifos em vermelho e comentários meus

MUDANÇA CLIMÁTICA


Minha mensagem para os líderes internacionais é de que nós estaremos de olho em vocês.
Isto está completamente errado.
Eu não deveria estar aqui. Eu deveria estar na minha escola, do outro lado do oceano.
E vocês vêm até nós, jovens, para pedir esperança. Como vocês ousam?
Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias. E ainda assim, eu tenho que dizer que sou uma das pessoas com mais sorte (nesta situação).

As pessoas estão sofrendo e estão morrendo. Os nossos ecossistemas estão morrendo.
Nós estamos vivenciando o começo de uma extinção em massa. E tudo o que vocês fazem é falar de dinheiro e de contos de fadas sobre um crescimento econômico eterno.
Como vocês se atrevem?
Por mais de 30 anos, a ciência tem sido muito clara. Como vocês se atrevem a continuar ignorando isto?

E como se atrevem a vir aqui e dizer que estão fazendo o suficiente? Quando sabemos que as políticas e as soluções necessárias não são sequer vistas?
Vocês dizem que estão nos escutando e que compreendem a urgência (deste tema).
Mas não importa tão triste e furiosa eu esteja, eu não quero acreditar no que dizem. Se vocês realmente entendem o que está acontecendo e continuam falhando em agir, vocês seriam um mal. E eu me recuso a acreditar nisso.

A proposta de cortar as nossas emissões pela metade em 10 anos, apenas nos dá uma chance de 50% de ficar abaixo da marca de 1.5ºC e existe um risco de desencadear reações irreversíveis em cadeia que fogem do controle humano.
50% pode ser aceitável para vocês. Mas estes números não incluem outros pontos como "feedback", lacunas e um aquecimento adicional causado pela poluição tóxica do ar ou aspectos de equidade e justiça climáticos. Estes números também fazem com que a minha geração seja obrigada a ter que retirar centenas de bilhões toneladas de dióxido de carbono do ar, causadas por vocês, e usando tecnologia que sequer existem. Então, 50% simplesmente não são aceitáveis. Nós teremos que viver com as consequências.
Para ter uma chance de 67% de continuar abaixo da marca de 1.5ºC do aumento global temperatura, no melhor cenário do (relatório) do IPCC, o mundo teria ainda 420 toneladas giga de emissões de dióxido de carbono para emitir, em 1 de janeiro de 2018. Hoje, este número já caiu para 350 toneladas giga.
Como vocês se atrevem a pensar que isto pode ser resolvido sem mudar nada? Ou através de algumas soluções técnicas? Com os níveis atuais de emissões de hoje, o orçamento de emissões de dióxido de carbono acabaria inteiramente em apenas 8 anos e meio.
Não haverá nenhuma solução ou planos apresentados com base nestes números que trago aqui hoje. Porque estes números são bem desconfortáveis e vocês não têm a maturidade suficiente para abordar este tema como ele realmente é.

Vocês estão falhando conosco. Mas os jovens já começaram a entender sua traição.
Os olhos de uma geração futura inteira estão sobre vocês.
E se vocês escolherem fracassar. Eu lhes digo: nós jamais perdoaremos vocês.
Nós não vamos deixar vocês fazerem isso.
É aqui e agora, que nós colocamos um limite. O mundo está despertando. E a mudança está chegando, quer vocês queiram ou não.
Obrigada.





Meus comentários.

Não vale dizer que Greta Thunberg mente ou está “viajando na maionese” quando fala em extinção em massa. Essa extinção já começou. Se duvidam, procurem saber quantas espécies animais desaparecerem completamente nesses últimos cem anos. E quantas se encontram em números críticos de pré-extinção, como o elefante, o rinoceronte, a girafa, a baleia e mesmo muitas espécies de porte menor. E também, as espécies vegetais extintas ou em vias de extinção. Ou ainda, quanto se perdeu de florestas nos últimos séculos. Quanto o mundo foi desertificado.
Negar a crise climática e ambiental é tomar a atitude do avestruz, de enfiar a cabeça na areia. Partir para a covardia, desencadeando campanhas de difamação contra uma criança (a qual não faltam palavrões, imoralidades, toda a sorte de grosserias) significa apenas que o que essa menina fala incomoda os poderosos do mundo e também os acomodados e os preconceituosos (despeitados por assistir o protagonismo de uma adolescente, quando se passa a falsa ideia de que adolescente só fala gíria e palavrão e só se preocupa com sexo, drogas e rock). Não significa que ela esteja mentindo.
Dizer que ela está contra a Ciência é outra falácia. Não ignoro que existe um manifesto assinado por 500 cientistas de diversos países negando o aquecimento global e argumentando com os ciclos investigados pela Geologia. Mesmo assim, isso é opinião de alguns cientistas, outros há que afirmam estar ocorrendo o aquecimento global. Mas é preciso entender que mesmo se isto não for uma informação correta, a mudança climática está nos atingindo e com ela o colapso ecológico. Não se pode varrer para baixo do tapete a progressiva extinção das florestas, que já sensibilizava o grande Thales Andrade num livro infantil publicado pela primeira vez em 1919, “A Filha da Floresta”, cujo subtítulo era “contra a devastação das matas”.
Agora mesmo acontecimentos estarrecedores têm lugar na Austrália, incêndios incontroláveis e intermináveis e onda de calor que chega a deslocar populações.
Jacques Cousteau, famoso oceanógrafo francês, que produziu inúmeros documentários, na década de 1930 mergulhou em certa região do Mediterrâneo e documentou uma profusão de vida marinha. Trinta anos depois retornou ao mesmo local e constatou... um deserto submarino. E perguntou pateticamente: “Para onde foram todos aqueles peixes?”
Vão agora me dizer que Greta Thunberg está errada, que é uma louca, que está a serviço disso ou daquilo? Tirem Greta Thunberg do cenário, isto não impede que a natureza continue agonizando. Não faltaram vozes de peso em livros e filmes, alertando década após década. Mas os donos do poder fizeram-se de surdos.
Quanto à referência de Greta, neste seu admirável discurso, à ideia de um “crescimento econômico eterno”, convenhamos, loucura é de quem acene com esse despropósito. Se nem o universo é eterno, como poderia ser eterno o crescimento econômico?
No belo desenho animado de longa-metragem “Nausicaa do Vale do Vento” (1984), o cineasta japonês Hayao Miyazaki mostra uma princesa messiânica que, mil anos após a destruição da civilização industrial pela “Guerra dos Sete Dias de Fogo”, bate-se pelo respeito para com os seres naturais, para que a humanidade possa restaurar o perdido laço com a Natureza, num tempo em que florestas venenosas e insetos gigantescos, mutações causadas pela citada guerra, retiraram dos seres humanos a condição de senhores do planeta.
Greta Thumberg faz lembrar a Princesa Nausicaa. Deus a abençoe e proteja, inclusive de quem quiser se aproveitar de sua campanha para fins estranhos.

Rio de Janeiro, 6 de janeiro de 2020 (Dia dos Reis Magos)
.

imagem da internet