(Dadas as imperfeições digitacionais, republicação do) NOSSO DISCURSO DE SAUDAÇÃO ÀS TURMAS DO TAP V (EMSACM-Ba)

Boa noite...

Este, decididamente, não é apenas mais um dia qualquer no calendário anual da nossa Escola Senador Antônio Carlos Magalhães.

Ele carrega em si, para todos aqui reunidos, emoções múltiplas e paradoxais, dentre elas :

UM MOMENTO DE GRANDE ALEGRIA,

por marcar o atingimento de um objetivo para os estimados alunos. Mais uma etapa vencida em seus respectivos projetos de vida.

UM MOMENTO DE GRANDE TRISTEZA

para nós, professores, por sabermos que haverá uma irreversível interrupção desse agradável e tão profícuo convívio professor x aluno.

Mas, é vida que segue...

A conclusão desse ciclo educacional para esses nossos alunos, por certo, edificará as bases em que se assenta-rão as suas conquistas profissionais, doravante.

Externamos a todos e a cada um em especial desses alunos e alunas os nossos cumprimentos e parabéns, principalmente porque sabemos o quanto de sacrifício foi dispendido : muitos deles vinham para cá direto dos seus postos de trabalho ou o inverso : daqui iam direto para sua jornada profissional. E isso não é pouco, podemos assegurar com convicção, pelo fato de, um dia, num passado um tanto remoto,termos passado por experiência similar.

Esses nossos cumprimentos e parabéns, por uma questão de justiça, são extensivos a todos quanto formam a equipe desta escola, iniciando pela nossa gestora, professora Ivone, pela nossa queridíssima vice-diretora, professora Janira, nossas coordenadoras Patrícia e Manuela, nosso secretário escolar, Sr. Rubens, nossos colegas docentes das diversas disciplinas, sem esquecermos, por óbvio, de todo o nosso pessoal de apoio.

Foi num misto de orgulho e satisfação que recebemos a incumbência de procedermos à abertura deste evento

festivo. E, por termos uma noção exata do quão exaustos estamos todos, a esta altura do ano letivo, tentaremos não nos estender além do estritamente necessário nesta nossa participação retórica.

Por serem pertinentes a este evento - e, portanto, oportunos -, faremos, a seguir, menção a trechos de falas de personalidades, de diferentes segmentos, em diferentes eventos, mundo afora, cujas palavras fazemos nossas...

Nosso eminente ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, num determinado contexto, assim se expressou :

"Creio na igualdade das pessoas, Submetidas às mesmas condições,aos mesmos estímulos ou às mesmas pressões, elas são absolutamente iguais na sua humanidade, nos seus medos, nas suas falhas, mas - também e sobretudo - nas suas virtudes"..

E é neste perfil, queridos alunos e alunas, em que nos permitimos enquadrá-los : desejamos que, para os múltiplos desafios da vida, lhes sejam oferecidas amplas e adequadas condições para enfrentá-los...e vencê-los.

Jim Carey, comediante americano, assim falou :

"Não importa o que você fizer, seu ego não vai lhe permitir descansar. Ele vai sempre vai lembrá-lo de que VOCÊ NÃO PODE PARAR, até que, neste planeta, tenha conseguido deixa sua marca indelével - aquela que não se apaga nunca -.

E é esse mesmo desejo que acalentamos com relação a cada um de vocês, meus prezados :NÃO SE PERMITAM PARAR, NÃO SE PERMITAM SE ACOMODAR. Viver tem um custo e um alto custo - diga-se de passagem -. E o custo que lhes está sendo imposto pra superação de suas dificuldades, é este : LUTA E PERSISTÊNCIA ATÉ O FIM !

Neste ponto em que nos encaminhamos para a conclusão desta nossa fala, queremos desejar a todos vocês, amados alunos e alunas concludentes do TAP V um futuro radiante e que dele tenhamos, ainda que minimamente, uma parcela de participação.

Concluímos, agora sim, com um trecho de um discurso proferido pele escritora J.K. Rowling, quando ela diz :

"Se você ousar se identificar não só com os poderosos, mas também com aqueles sem notoriedade ou poder; se conseguir conservar a habilidade de se imaginar dentro das vidas daqueles que não têm nenhum privilégio, então, não serão apenas suas famílias a se orgulharem de você, mas centenas de milhares de desconhecidos, cujas realidade, em seu entorno, você ajudou a mudar.

NÃO PRECISAMOS DE MAGIA PARA MUDAR O MUNDO : carregamos dentro de nós todo o poder para podermos

IMAGINAR

UM MUNDO

MELHOR !".

FICAMOS POR AQUI...

pedralis
Enviado por pedralis em 26/12/2019
Código do texto: T6827309
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.