O CANALHA ENVELHECE E A MENTIRA TECE

Da reflexão surgem as ideias, mas o mundo muda apenas com ações efetivas. Em nossa história, sempre houve muitos discursos de ódio, em suas mais variadas formas, todavia, ideias e ideais não têm o condão de mudar a realidade à nossa volta!
Dito isso, na prática, em nosso país, o que se verifica é que, com frequência, as ações e os discursos não se coadunam, ou seja, pessoas que vivem como milionários excêntricos, jogando milhões de dólares na “lata do lixo”, apresentam-se como pessoas simples e defensoras dos mais pobres e oprimidos! O que me deprime é saber que muita gente ingênua acredita nessas mentiras, pois são apegadas apenas a símbolos exteriores (diplomas, cargos, honrarias e títulos de "doutor Honoris Causa"), mas nutrem um grande desprezo pelo verdadeiro conhecimento! A grande verdade é que a arte do discurso, com seus mais variados e bem elaborados argumentos, algumas vezes consistentes, e muitas vezes falaciosos, não é suficiente para mudar e transformar a realidade!
Tout comprendre c’est tout pardonner . Tudo compreender é tudo perdoar. Parafraseando essa máxima de Madame de Sévigne, atrevo-me a dizer que tudo compreender é tudo mudar, pois o homem só transforma o mundo em que vive com ações efetivas, mudando primeiramente a si mesmo e depois o mundo a sua volta! Apenas perdoar não basta, é preciso mudar velhos hábitos, abandonar definitivamente antigos ídolos, vícios e cacoetes, tanto individuais como coletivos!
Em suma, a grande verdade é que, onde o vício viceja, o povo empobrece, o canalha envelhece e sempre enriquece, pois a mentira tece e seus direitos exige, todavia jamais se corrige!
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 10/11/2019
Reeditado em 04/08/2020
Código do texto: T6791573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.