VIVER APENAS NÃO BASTA

Os mitos são uma das formas mais expressivas da arte. Contudo, mais importante que um mito é a verdade por trás do mito! Um mito é uma criação humana, é um símbolo poderoso e quase indestrutível, que nos transmite uma mensagem de superação, a qual é passada de uma geração a outra, de forma oral ou escrita, indefinidamente, através dos séculos e séculos. Não obstante, devemos observar que a linguagem não é um atributo exclusivamente humano, muitos animais também a possuem e se comunicam por meio de códigos (sejam eles sonoros, olfativos ou visuais), todavia a capacidade de articular palavras e atribuir-lhes significado é, indubitavelmente, o que nos torna únicos na natureza. Dessa forma, nós criamos o que se convencionou chamar de cultura. Muito embora, no mundo animal e vegetal, os esforços dos espécimes estejam concentrados na transmissão de um legado genético individual bem como na perpetuação da própria espécie, entre os humanos, a arte vem nos mostrar, de forma inequívoca, que somente a vida e a luta pela sobrevivência não bastam, porquanto, para nós, é preciso vencer o tempo e eternizar o nosso legado estético e cultural, pois apenas viver jamais será o bastante!

 
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 05/11/2019
Reeditado em 05/11/2019
Código do texto: T6788103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.