DA CIVILIZAÇÃO À BARBÁRIE

A Lei é um elemento fundamental em nosso processo civilizatório, pois é um instrumento para conter os instintos mais primitivos dos seres humanos; atrevo-me a dizer que a lei é condição “sine qua non” para sairmos do Estado de Natureza para o Estado de Sociedade. A Lei, portanto, é uma ferramenta essencial para conter os instintos primitivos do homem, que, em contato com a natureza, isolado da vida em sociedade, pode agir de forma violenta e imprevisível, a fim de garantir a própria sobrevivência. Apesar de nosso milenar processo civilizatório, os instintos primitivos do homem não foram extintos, pelo contrário, eles permanecem incólumes, hibernando em nosso DNA, prontos para se manifestar. Toda as vezes em que a lei é vilipendiada e esquecida, em cada gesto de violência de um ser humano contra outro, todas as vezes que um culpado é libertado, apesar do choro, das lamentações e do ranger de dentes das vítimas, eu vejo os primeiros indícios de nosso retorno à barbárie, o estágio evolutivo mais primitivo da raça humana!
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 13/10/2019
Reeditado em 13/10/2019
Código do texto: T6768462
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.