DISCURSO PARA TURMA DE TADS-2016 REDENÇÃO-PA

Excelentíssimo senhor, Coordenador Geral do Campus da UEPA de Redenção-Pa, Prof. Renato Carr, Ilustrissímo coordenador do CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – TADS, professor Wanderson Quinto, em nome de quem cumprimento todos os demais professores e técnicos aqui presentes; ilustríssimos formandos, senhores pais e demais familiares, bom dia.

Hoje o dia está com um brilho especial, mas não me refiro ao lindo sol que temos do lado de fora, mas ao brilho do olhar de cada um dos nossos queridos formandos. Devo dizer a todos da alegria com que fui brindada ao receber o convite carinhoso para ser patronesse/madrinha desta turma tão especial, com a qual tive a oportunidade de vivenciar experiências incríveis de ensino e aprendizagem.

Diz o nosso patrono da Educação o professor Paulo Freire que: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. ”

E foi assim que durante nossos dois módulos nos comportamos, incentivando a busca pelo saber, a caminhada, o processo, exatamente porque não existe processo de ensino e aprendizado sem essa inquietação, essa procura, esses achados, mas ao mesmo tempo onde não pode faltar a boniteza e a alegria, a leveza do ensinar e do aprender com o outro. E, como vocês foram belos e alegres nesse processo, nessa busca que lhes trouxe competências e habilidades complementares a tantas outras que vocês já haviam conquistado, mergulhando fundo nas pesquisas, ainda que em tempo tão curto, em sala de aula com nossos indígenas, no hall da instituição expondo suas visões de mundo, sempre a refletir o quanto nossa postura pode fazer a diferença na construção de um mundo melhor.

E, como consequência estão levando como diferencial as atitudes conquistadas perante a vida, ao perceberem que a sala de aula é um espaço de construção coletiva, onde eu ouço e respeito a opinião divergente da minha, pois a sociedade está aí para nos desafiar enquanto futuros profissionais, que precisarão respeitar essas diferenças, afinal de contas o que nos iguala é o simples fato de sermos humanos e, assim, termos dignidades e merecermos respeito de todos.

Levem com vocês sua força, fé, determinação e esperança de que cada um de vocês poderá sim contribuir para um mundo melhor, sempre. Com carinho da patronesse/madrinha da turma de TADS 2016.

Syglea Lopes
Enviado por Syglea Lopes em 09/08/2019
Código do texto: T6716286
Classificação de conteúdo: seguro