Discurso de lançamento do Livro: Arias Soares, 70 anos: Uma caminhada com Deus

Data: 02/08/2019

Local: Cabana do Lago Eventos – Palmas/TO

Horário: 20:00 horas

Boa noite,

Estou bastante feliz por participar dessa linda celebração!

Alegria é o sentimento que tem me acompanhado durante todos os momentos na elaboração desta obra.

Escrever este livro foi um processo longo e de muito trabalho; foram muitas horas de entrevistas, pesquisa, coleta de depoimentos, leitura e escrita. Foi realmente trabalhoso, contudo não me faltou satisfação e entusiasmo.

Eu me sinto realmente privilegiado por conhecer e registrar os 70 anos de sua bela e virtuosa história.

Arias Soares tem uma história muito bonita! Nasceu no interior do estado do Maranhão, numa grande família de onze irmãos. Após algumas mudanças, chegou a Imperatriz.

Ele vivenciou o processo de transformação que ocorreu nessa região do antigo norte goiano (hoje estado do Tocantins) e no sul do Maranhão. Até a década de 1950, o rio Tocantins era o eixo de conexão entre as cidades. Inclusive as cidades que tinham maior importância econômica e política estavam às margens ou próximas ao rio Tocantins, como por exemplo: Peixe, Porto Nacional, Pedro Afonso, Tocantinópolis e Carolina no sul do Maranhão.

Essa situação mudou a partir da construção da Rodovia Federal 153 - a Belém-Brasília. As maiores cidades passaram a ser aquelas às margens dessa Rodovia, como Gurupi, Paraíso, Guaraí, Araguaína e Imperatriz.

Só para vocês terem uma ideia: Imperatriz, antes da Rodovia Belém-Brasília, não estava nem entre as 10 maiores cidades do Maranhão. Após sua construção, houve uma explosão demográfica, de modo que Imperatriz chegou à 2ª posição, superando a histórica e centenária Carolina, ficando atrás apenas da capital São Luís.

Esse é o contexto histórico-geográfico do começo de sua vida.

Arias Soares viveu boa parte de sua vida em Imperatriz.

Foi naquela cidade que aconteceu sua conversão ao Evangelho, aos 18 anos, tornando-se membro da Primeira Igreja Batista de Imperatriz. Abraçar a fé em Cristo foi uma atitude bastante ousada de rompimento com a religião tradicional de seus pais. Ele foi o primeiro de sua geração - numa época em que apenas cerca de 5% da população professavam essa fé no Brasil (no interior do País, no Maranhão o número de evangélicos era ainda menor!).

De lá pra cá muita coisa aconteceu, muita coisa mudou.

Algo que me chama atenção ... É incrível sua versatilidade e produtividade ao longo de seus 50 anos de trabalho.

Ele atuou numa variedade enorme de atividades, tais como: professor, orientador educacional, coordenador pedagógico e diretor de escola, músico e pianista, fundador e dirigente de associação beneficente, pastor, psicanalista e coaching. Poucos tem uma gama tão variada de atividades em sua trajetória laboral. E o interessante que sua trajetória foi sempre trabalhando com pessoas, sempre lidando e ajudando pessoas!

Em seu currículo, posso destacar algumas coisas: Entre 2006 e 2007, ele teve o privilégio de liderar a SIBAPA, considerada uma das maiores Igrejas Batistas do Tocantins. Desde 2014, coordena o Ministério de Aconselhamento Cristão da SIBAPA, auxiliando inúmeras pessoas que buscam apoio conjugal, orientação espiritual e emocional.

Essa obra retrata a sua origem, formação acadêmica e realizações profissionais/ministeriais.

Mas não é só isso não! Esse livro mostra com detalhes sua essência, qualidades e virtudes, bem como relata os desafios em sua caminhada de fé.

Eu costumo dizer que esse livro é um verdadeiro raio x de sua personalidade!

Com a ajuda de muitos de vocês eu tive a oportunidade conhecer melhor e descrever quem é Arias Soares. Aproveito para destacar e agradecer a colaboração que obtive de mais de 50 pessoas, de diversas localidades, que me auxiliaram de diferentes maneiras, para poder detalhar quem é Arias Soares. O que posso dizer para vocês? Uma pessoa transparente, de fácil compreensão, que não utiliza máscaras. Um ser humano de coração muito bom, simples, amável, leal, que não faz acepção de pessoas... um exemplo de homem de caráter e que vive segundo os preceitos da Bíblia, segundo os ensinamentos de Cristo!

Ele é alguém que coloca seus dons e talentos para fazer o bem, para ajudar e servir as pessoas.

O curioso é que a biografia de Arias Soares de certa forma resume o papel da igreja cristã. Ele atuou nas 4 áreas principais da igreja: música, ensino, na pregação da Palavra e em ações sociais. Vale destacar que, mesmo entre àqueles com longa caminhada cristã, é raríssimo encontrar alguém que tenha atuado nessas 4 áreas de influência da igreja.

Arias tem realmente uma vida muito rica e abençoada!

Hoje é uma noite muito especial.

Eu posso dizer que essência deste livro ... a palavra que resume a vida de Arias é “gratidão.”

Sua vida é uma manifestação constante de gratidão a Deus!

Mas não só a Deus... eu percebi e todos aqui sabem bem que a vida de Arias é uma gratidão constante às pessoas que fizeram parte de sua caminhada.

Este livro é uma demonstração desse sentimento de gratidão. Vocês vão ver que o biografado NÃO expôs suas memórias e lembranças para dizer que ele é “importante”. Não, não foi isso, não!

O sentimento que eu tive e que tentei colocar nas narrativas é: “vocês são muito especiais!”, “cada um de vocês é muito importante!”, “cada um de vocês é muito querido e amado!”. “Vocês são muito especiais para Deus e para Arias!”

Por fim, eu gostaria de fazer uma última reflexão.

É um privilégio muito grande chegar aos 70 anos. Não digo isso só pela quantidade de anos, pois o melhor de tudo é chegar a essa idade e ao olhar para trás ver que fez uma caminhada cheia de virtudes; o melhor de tudo é chegar aos 70 anos com um bom nome. Isso não tem preço! É algo maravilhoso!

Sei que toda sua família pode se orgulhar muito disso. Damares, filhos, netos e todos os demais familiares e amigos podem se orgulhar muito. Seu exemplo de vida, que agora está registrado neste livro, é a maior herança que se pode deixar para seus filhos, netos e bisnetos. Sei que daqui algumas décadas eles poderão pegar esse livro e dizer: "puxa, tenho orgulho demais do meu avô, meu bisavô... Arias Soares é o cara! Um homem exemplar, admirável, honrado, digno! Uma pessoa muito especial! Um servo de Cristo!"

Peço a Deus que lhe dê saúde, vitalidade e que possamos desfrutar de sua companhia por muito tempo.

Parabéns e que venham muitos anos repletos de alegria e realizações!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Agosto de 2019.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior