A HIPOCRISIA A MENTE ESVAZIA

O escultor, ao lapidar a rocha bruta com o seu potente cinzel, dá os contornos à sua obra para o deleite dos amantes da beleza e dos apreciadores da arte. Não obstante, algumas pessoas motivadas pela inveja e pelo ressentimento poderiam dizer que, na realidade, a escultura sempre esteve lá, sepultada, incógnita, aguardando apenas os golpes do cinzel para mostrar ao mundo todo o seu esplendor! Esse argumento parece verdadeiro, mas é malicioso e mal intencionado, pois tenta ofuscar o mérito do artífice, supervalorizando o instrumento (cinzel) e enaltecendo o objeto em detrimento do esforço físico e intelectual do ser humano (como se o mérito fosse da rocha bruta e não do artista), numa tentativa desesperada de convencer os incautos e ignorantes da existência de uma realidade fútil e bizarra, dando às suas falácias uma aparência de verdade absoluta!
O mesmo acontece com os discursos políticos atualmente, pois a verdade é sempre distorcida e as pessoas são manipuladas, ou seja, as falhas de caráter e os ilícitos são enaltecidos, e as condutas éticas e bem intencionadas são condenadas e ridicularizadas publicamente. As pessoas são enganadas, dia após dia, e não se dão conta disso!
A maior de todas as falácias é dizer que o ser humano é naturalmente bom, e que a sociedade o corrompe! Essa parábola na qual o homem é colocado com vítima da sociedade já está ultrapassada e totalmente desgastada pelo uso (excessivo e indevido), pois quem corrompe o ser humano não é a sociedade, mas sim outro ser humano, que exerce influência direta sobre ele!

A retórica vazia e maliciosa parece ter encontrado terreno fértil nas mentes vazias, preguiçosas e pouco afeitas ao hábito da reflexão, preocupadas tão somente com a vida fácil e com a obtenção de vantagens e benefícios pessoais!

Imagem: Google

 
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 02/08/2019
Reeditado em 13/10/2019
Código do texto: T6711116
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.