A CORREDENTORA
            Uma importante apresentação do ponto de vista espiritual, do ator Jim Caviezel, circula na net e que acho bastante interessante para nossas reflexões, do quanto o Poder Superior pode estar ao nosso lado sem percebermos.
            Transcrição da apresentação de Jim Caviezel (Hollywood Actor – The Passion of the Christ) no “Dia Mundial de Oração pela Paz através da Mãe de Todos os Povos” (World Day of Prayer for Peace Through the All Peoples), Amsterdã, 1º de junho de 2019.
            Sua mão, tem guiado minha vida e minha carreira de maneiras incríveis e, às vezes, surpreendentes.
            Por exemplo, lá atrás, em 1997, fiz um teste para um papel que todo grande nome em Hollywood queria: um papel no próximo filme de Terrance Mallick: “Além da Linha Vermelha”. As probabilidades estavam contra mim, mas pelo menos consegui uma reunião com Mallick. Eu estacionei em sua casa em Bervely Hills para o meu encontro das 18h. Mas eu não pude deixar o carro. Eu estava atormentado de insegurança. Eu havia me decidido que, se isso não desse cero, se isso não acontecesse, eu teria que pendurar as chuteiras. Eu não queria apenas arrastar o resto da minha vida imaginando se algum dia eu iria trabalhar consistentemente como ator. Agora são 6:00 da tarde. Eu ainda estava no carro. Eu acredito em meu coração que os próximos 10 minutos mudaram minha vida para sempre.  
Na minha cabeça, eu era o cara do Mount Vernon, Washington. Eu queria ser um jogador de basquete. O que diabos eu estava fazendo aqui, do lado de fora da casa de Terrance Mallick? Eu sou uma bagunça emocional, auto sabotagem em fúria, então eu comecei a rezar o Rosário! São 6:05 da tarde e eu estou no meio do Quarto Mistério Glorioso!
Vejam, seis meses antes, meu gerente, que é um pouco como místico católico, disse que eu deveria começar a rezar o Rosário diariamente. Minha esposa, Kerri, ensinou-me a reza-lo. Então, seguindo ordens, peguei emprestado o Rosário de sua avó - uma preciosa herança antiga. Comecei a passá-los pelos meus dedos e rezar sem nem mesmo conhecer os mistérios. 
Já estou cinco minutos atrasado para este importante encontro com o diretor mais requisitado de Hollywood, e ainda não terminei o Rosário. Então, decido continuar. "Ave Maria cheia de graça…. Ave Maria cheia de graça.” Quando eu finalmente termino a Salve Rainha, são 6:10 da noite. Eu pulo do carro, corro para a casa e percebo que tenho o Rosário na mão. E, eu sabia que se o colocasse no meu bolso, começaria a mexer com ele diante do diretor. Então, eu dou meia volta e corro de volta para o carro para descartar as contas. Eu abro a porta do carro e faço um movimento deliberado para largar o Rosário, quando tenho a sensação - bem aqui (em meu coração) - de que eu deveria levar o Rosário comigo. Esta não foi a primeira vez que experimentei essa sensação…
A primeira vez que tive essa experiência, eu tinha 19 anos, sentado em um cinema no Mount Vernon, Washington. O filme tinha terminado, e lá fora na escuridão, acompanhado apenas por minha bola de basquete (que estava no banco ao lado) - eu tive uma sensação - bem aqui (de novo em meu coração) - que me fez pensar que eu deveria ser um ator. Que era para isso que Deus me criou. Isso é o que Ele queria de mim. Você poderia dizer que foi minha “Anunciação” pessoal, uma consciência muito profunda da minha vocação. Então, com relutância, fui em frente. Meu senso racional interveio ... Eu não sabia nada sobre atuar: sem agentes, sem gerentes, e não consigo nem memorizar a minha vida, como podem ver (está lendo um texto). Mas eu tive essa convicção; eu tinha um encargo!
Então, de volta ao meio-fio em frente à casa de Terry Mallick, decido levar o Rosário comigo e seguir para a porta da frente. A empregada atende a campainha. No pescoço dela está uma medalha milagrosa. Então eu digo: "Oh, você é católica". Ela diz: "Não, eu não sou, sou episcopal (anglicana), entre!". Ela me leva e me mostra a casa, uma bela fazenda espanhola. E enquanto estamos admirando o teto, enquanto a mulher está no meio da frase, eu sinto aquela sensação no meu peito novamente, mas mais forte do que eu já experimentei, e sem pensar, eu alcanço o Rosário no meu bolso, a interrompo. e digo: "Isto é para você, moça". Ela se assusta e diz: "Por que você fez isso?" Lágrimas estão surgindo em seus olhos. Eu digo: "Eu não sei". "Oh meu Deus", ela diz, "A mulher que me deu esta medalha milagrosa da Virgem Maria também me deu um rosário que ela recebeu de Madre Teresa. Mas eu o perdi. E eu orei esta manhã para que Deus me mandasse outro. E então você entra. ”Esta mulher está agora desmoronando em lágrimas, eu estou em estado de choque, há este Rosário entre nós, e então entra o diretor, Terrance Mallick. Quando ele começou com "Querida, o que há de errado?", eu percebo que esta "não é a empregada". Esta é a "Sra. Terrance Malick ”, sua esposa! E eu pensei, melhor reservar um voo de volta para o Mount Vernon, amigo.”
Quando cheguei em casa, disse à minha esposa: “Querida, tenho boas e más notícias. A boa notícia é que posso conseguir o papel do além Linha Vermelha; a má notícia é que o Rosário da vovó se foi.
Aquele Rosário (e eu acredito que foi a intercessão de Nossa Senhora) levaram ao primeiro papel importante da minha carreira em “ Além da Linha Vermelha” (contra os desejos do estúdio). Seríamos nomeados para sete prêmios da academia, incluindo o Óscar de Melhor Filme.
Corte para a primavera de 2000. Foi-me oferecido o papel de Edmund Dantes em “O Conde de Monte Cristo”. Era uma nova adaptação do clássico de (Alexandre) Dumas.
Esta foi a primeira vez que tive que carregar um filme sozinho. E aqui estava eu, no auge do que eu queria muito alcançar, mas não tinha paz. Eu estava mandando celebrar missas para este filme e tentando orar, mas, como vocês, eu nunca tinha certeza se minhas orações estavam sendo eficazes... Então uma coisa incrível aconteceu.
Estamos preparados para filmar uma cena crucial no filme nesta grande casa em Malta. É o momento em que o conde deve decidir se permanecerá com o amor de sua vida ou vai deixa-la em busca de sua vingança. E olho para o teto enquanto pondero a decisão. Agora, na realidade, estou olhando para o nada - quero dizer, não há nada lá em cima a não ser gesso branco. Então o diretor Kevin Reynolds, que é um batista (protestante) do Texas, me puxa de lado e diz: “Deixe-me mostrar a você o que você estará olhando. Eu encontrei algo no corredor que acho que vai funcionar para o filme. ”Ele me leva para esta sala a cerca de 10 portas de distância e aponta para o teto.
Bem, estou em estado de choque. Eu apenas fico parado, com a boca aberta. Lá no teto é um afresco da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Agora Reynold não sabe nada sobre Maria ou a Igreja Católica. Então, eu digo: "Você tem alguma ideia do que é isso?" E (em uma fala arrastada do Texas), ele diz "Sim", e sai da sala. Eu estava hesitante por causa daquele “sim”, e por medo de que ele tirasse a cena do filme. Então, eu apenas mantive minha boca fechada. Mas foi um sinal para mim - um sinal de que o Senhor e Sua Mãe Santíssima estavam comigo. Através de todas as minhas provações, Maria esteve lá o tempo todo levando-me pela mão, guiando-me em direção ao filho e à minha vocação. E se você viu o Conde de Monte Cristo, você sabe que aquela cena ficou no filme. E tenho orgulho de dizer que compartilhei algum tempo de tela com a Mãe de Deus.
Então, inexplicavelmente, recebo uma ligação de Mel Gibson. Agora, meu agente não ligou, meu gerente não telefonou, eu não conhecia Mel e não estava politicando o papel, porque ninguém sabia que estava acontecendo. Gibson quer que eu interprete Jesus Cristo. Ele quer que o cara com as iniciais de JC, que tem 33 anos de idade, interprete Jesus Cristo. Coincidência? Acho que não.
Pouco antes disso, fui apresentado às aparições e à mensagem de Medjugorje por minha esposa. Isso desempenharia um papel importante no aprofundamento do meu amor e serviço à Mãe de todos os povos. Foi em Medjugorje que consagrei minha vida e minha carreira de ator para a Santíssima Virgem, usando a forma tradicional de consagração de São Luís Maria de Montfort. Daquele momento em diante, tudo o que fiz na minha vida e na minha carreira foi em seu serviço, para fazer comigo como Ela quisesse. Eu também acredito que Medjugorje preparou meu coração para dar meu “fiat” para interpretar Jesus em A Paixão de Cristo.
Filmar “A Paixão do Cristo”, isso me aproximou ainda mais de Nossa Senhora. Quanto mais você experimenta a Paixão de Jesus, senhoras e senhores, mais entende a compaixão de Maria - a conexão entre Maria e seu Filho. O que a mãe não sofre quando o filho sofre?
No primeiro dia de filmagem, a multidão me atropelou pelos lados, correu ao meu redor, os guardas me atingiram com chicotes, os quais atingiram minha carne. Meu braço estava preso sob o feixe pesado, quando alguém puxou o topo da cruz na outra direção. Meus músculos se distenderam e meu ombro se deslocou. Eu caí de joelhos, deixei cair a cruz e enterrei minha cabeça na areia (essa tomada permanece no filme). Todos os dias eu pegava aquela coisa, era como uma penitência: ela rasgou meu ombro, tornando minha carne um vermelho vivo, e a cada hora que passava, ficava mais pesada. 
Então eu tive que ficar nessa cruz. Era novembro em Matera, na Itália - frio de gelar os ossos - e eu estou lá em cima em um penhasco coberto apenas de látex e um pano de linho. Em uma cruz, não é a perda de sangue que te mata, é a perda de oxigênio. Você asfixia. Então, estou ofegando por ar e minhas pernas estavam ficando dormentes. E então adivinhe só: hipotermia! Para elevar minha temperatura interna, eles trouxeram esses aquecedores a gás. Quando eles os aproximaram demais, meus dedos começaram a fritar e o látex começou a derreter. E isso foi antes de eu ser atingido por um raio ... e logo a seguir... cirurgia de coração aberto. Mas eu ofereci (a Deus) todo o sofrimento, em união com Jesus e Maria, pelo sucesso do filme, para que ele pudesse levar as almas a Cristo. E, cara, isso aconteceu.
“A Paixão” revela o óbvio; a bastante evidente verdade bíblica de que Maria, como nenhuma outra, compartilhou naquele sofrimento de Jesus Cristo, como “Corredentora”. Ela deu a Jesus seu corpo, e a oferta de seu corpo é o que nos salvou. ” 
As cenas de “A Paixão” descrevem profundamente o papel de Nossa Senhora como Corredentora com Jesus. De fato, um conhecido jornalista italiano afirmou que “A Paixão de Cristo” também poderia ter sido justificadamente chamada de “ A História de Maria, Corredentora”.  
Por exemplo, no filme, é somente Maria que entende quando Jesus foi preso que ‘já começou”. O que começou? A missão unificada de Jesus, o Redentor, e Maria, a Corredentora, para redimir o mundo. 
Quando Maria faz a Via Sacra com Jesus, ela fica em frente de Satanás. Ela fica do lado oposto de Satanás. Ela é sua oponente. O papel de Maria com Jesus para “esmagar a cabeça de Satanás” é poderosamente dramatizado.
Na cena do Calvário, o Redentor moribundo dá a sua própria mãe para se tornar a Mãe Espiritual de Todos os Povos, quando Ele diz da cruz:  "Eis a tua Mãe" (João 19:27).
Na cena final do Calvário, Maria se torna uma Pietà viva, segurando o cadáver de seu divino filho, ela olha para todos nós como nossa amorosa Corredentora, que sofreu em união com Jesus, e nos chama a todos para apreciar o preço de nossa Redenção.
Há muitas verdades teológicas profundas que Mel Gibson introduziu na “Paixão de Cristo”. Nesta idade confusa e caótica, senhoras e senhores, precisamos da verdade.
E é verdade que Maria é a Corredentora, Mediadora de todas as graças e Advogada para toda a humanidade!  É minha esperança, é minha oração, que o Papa proclame esta verdade como um dogma mariano, para que cada ser humano vivo saiba que tem uma Mãe espiritual que os ama e que intercede para levá-los a Jesus, seu verdadeiro Salvador!
Agora, por que isso é necessário se a verdade de Maria já é a verdade? Por que precisa de uma proclamação papal? Bem, olhe o momento na escritura quando Jesus perguntou aos apóstolos: “Quem eles dizem que eu sou?” Senhoras e senhores, acreditem em mim quando eu lhes digo… Jesus não estava tendo uma crise de identidade - Ele sabia quem ele foi, mas ele queria que a verdade fosse proclamada! Quando Simão Pedro anunciou a verdade de que Jesus era "o Cristo, o Filho do Deus vivo", então e somente então, Jesus encontrou a Igreja e o papado na rocha de Pedro, o primeiro papa.
Creio que Jesus quer a verdade completa sobre Maria, sua mãe -  que ela é a Mãe espiritual do mundo, a Corredentora e mediadora, a ser proclamada pelo Papa atual , para que Nossa Mãe possa utilizar seu “poder total” de intercessão para trazer a paz, verdadeira paz para o mundo.
Meus amigos em Jesus e Maria, a cena mundial atual é de colapso moral sem precedentes, desastres naturais e ameaças globais ainda maiores de guerra e terrorismo estão surgindo em nosso meio. O poder de Satanás é evidente, não importa para onde nos voltamos. Todo o nosso mundo está em desesperada necessidade da paz de Jesus Cristo. E sua paz, espiritual e global, virá somente para nós - como originalmente -  através da pessoa de Maria, nossa Mediadora e Advogada!
Em Fátima, Nossa Senhora prometeu que “no final, meu Imaculado Coração triunfará… e um período de paz será concedido ao mundo”. Confiemos nestas palavras de Nossa Senhora. Rezemos, sobretudo diante do nosso Jesus eucarístico, pela paz mundial verdadeira e duradoura através da intercessão de Maria, Mãe de todos os povos.
Ela cumprirá sua promessa, mas devemos fazer nossa parte. Como São Bernardo escreveu, e como eu tenho visto em minha própria vida: “Você não se perderá se a seguir… você não se perderá se você ligar para ela. Se ela estiver segurando você pela mão, você não cairá. Se ela está protegendo você, você não tem nada a temer. Você não vai se cansar se ela estiver ao seu lado. Mas você deve estender a mão para ela.
 Meus irmãos e irmãs, sejam fiéis, chamem a sua mãe, rezem o rosário pela paz mundial! Adore a Jesus Cristo na Eucaristia e o Céu responderá!
Antes de eu deixar vocês, este caminho não será fácil para nossos bispos e leigos que aceitarem este desafio e a luta para cumprir a vontade de Deus nunca é fácil... mas do evangelho de Deus ecoa este sentimento: “Feliz és tu quando as pessoas te odeiam, quando te excluem, quando te insultam e rejeitam seu nome como mal, por causa do Filho do Homem.” Em última análise, é entre você e Deus ... nunca foi entre você e eles de qualquer maneira.
Então sim, seu nome pode não aparecer aqui embaixo, no Hall da Fama deste mundo. De fato, você pode ser tão desconhecido que ninguém sabe seu nome; O Oscar e o louvor dos homens podem nunca aparecer em seu caminho. Mas não se esqueça, Deus tem prêmios que Ele distribuirá algum dia. Estas multidões na Terra, elas logo esquecerão quando você não estiver no topo; elas vão torcer como loucos até você cair. E então, o elogio delas irá parar.
Não Deus ... Ele nunca se esquece. E no seu “Hall of Fame”, apenas crendo em Seu Filho; para sempre, há o seu nome. Eu digo a você, amigo, eu não trocaria meu nome por menor que esteja escrito lá, além das estrelas, naquele salão celestial, por todos os nomes famosos na terra ou a glória que eles compartilham, eu prefiro ser um desconhecido aqui e ter meu nome lá em cima." 
 Que Deus te ame, te guarde e te guie, todos os dias de suas vidas.
Obrigado.
É mais uma informação de que todos nós, filhos de Deus, temos uma missão a cumprir em obediência ao Pai. Mesmo que vivamos na ignorância desse dever e até dessa paternidade, nossa responsabilidade não cessa e um dia a consciência se iluminará, passamos a perceber que todos nossos passos eram monitorados e que teremos sempre ajuda no Alto para o cumprimento de nossa missão.