A CULPA É SEMPRE “DOS OUTROS”
O que é o pecado individual diante de todos os pecados do mundo? Mentir, enganar, distorcer os fatos, gerar intrigas e oprimir os mais fracos, tudo isso não representa nada diante das terríveis atrocidades cometidas pela sociedade injusta em que vivemos.
A iniquidade está tomando conta de tudo e de todos, a ganância parece mover o mundo; a maioria das pessoas quer enriquecer, da noite para o dia, com pouco ou nenhum esforço, ninguém quer saber de compromissos e vínculos, apenas de vantagens, de lucros e dividendos. Sacrifícios pessoais, ora bolas! Isso é para os trouxas!
Vivemos numa época de devaneios e de histeria coletiva, em que entes abstratos criam vida, eximindo as pessoas "de carne e osso" de sua responsabilidades.
Diante disso, se o pecado individual nada representa perante o mal generalizado, então posso pecar à vontade, pois a culpa será sempre da sociedade malvada, cruel e injusta! A culpa será sempre “dos outros”, uma coletividade impossível de ser identificada e punida, pois a vitimação individual nos torna puros e castos!