Tributo ao Professor Roque José de Oliveira Camêllo e Itaúna Livre: memorial de seus setenta anos [1]

Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro

"Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais."

João Guimarães Rosa. Nasceu em Cordisburgo - MG, no dia 27 de junho de 1908 e faleceu no Rio de Janeiro - RJ, no dia 19 de novembro de 1967. Foi médico, humanista, escritor e diplomata.

“A partir de Mariana, o Cristianismo se irradiou para todos os horizontes mineiros, civilizando e educando”.

Roque José de Oliveira Camêllo. Nasceu em Mariana - MG, no dia 18 de agosto de 1942 e faleceu em Belo Horizonte - MG, no dia 18 de março de 2017.Foi professor, advogado, historiador, empresário e político marianense.

Digníssimo Senhor Presidente da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa, Acadêmico Dr. Raimundo Alves de Jesus,

Digníssimos representantes da Academia Itaunense de Letras – AILE, peço-lhes permissão para cumprimentá-los na pessoa da Acadêmica Maria Lúcia Mendes, nossa Presidente de Honra,

Digníssimo Dr. Antônio Fernando de Alcântara, historiógrafo, membro da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa – ACLGR e da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais,

Digníssimo Dr. Evandro Guimarães de Paula, Presidente da Academia Curvelana de Letra – ACL e membro da Academia Familiar de Letras Guimarães Rosa,

Digníssima Senhora Merania Aparecida de Oliveira, que nos honra com sua presença, na pessoa de quem cumprimento a todos os presentes.

Prezados senhores, prezadas senhoras.

Boa noite a todos.

Para muitos autores, entre os quais me incluo, seus livros são como filhos. Portanto, desejamos que sempre estejam em boas companhias, que façam o melhor e que alcem os mais seguros e promissores voos.

Desse modo, para mim, é motivo de orgulho, segurança e tranquilidade lançar dois livros nesta noite em Cordisburgo, cidade que se tornou santuário das letras, da educação e da cultura, pelo diuturno trabalho e estudos de seus cidadãos e cidadãs, que o fazem grandemente inspirados nas obras e na vida de seu filho João Guimarães Rosa, tutelados pela já trintenária Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa - ACLGR. Por essa razão, nas escolas, casas, ruas e logradouros de Cordisburgo, pode-se respirar e transpirar cultura e educação, consubstanciadas nas aulas, nos diálogos, nos encontros e eventos que enaltecem e divulgam os valores da literatura e do saber. Prova insofismável dessa assertiva encontra-se nesta XXXI Semana Rosiana, que ora participamos e, para o bem da bem da verdade, as precedentes tiveram o mesmo brilho e a mesma importância.

Ao escrever os dois livros, que ora colocarei à disposição dos senhores e das senhoras, escudei-me no trabalho e nos valores do povo mineiro e, alternativa não teria, tendo em vista que um registra a vida e a obra de um grande marianense e o outro, os 70 anos de uma grande instituição.

O livro, Tributo ao Professor Roque José de Oliveira Camêllo, consubstancia-se em sete discursos, quatro ensaios, orelha e prefácio, que mostram um pouco da vida e obra do grande professor, educador, historiador e empresário marianense, na forma vista por mim e pelos meus convidados. Ressalte-se, ainda, que o livro traz um ensaio escrito pelo Professor Roque José de Oliveira Camêllo, em que contesta e comprova que o inconfidente marianense Cláudio Manoel da Costa não se suicidou, e sim fora assassinado. Enquanto o livro, Itaúna Livre: memorial de seus setenta anos mostra a trajetória da Loja Maçônica Itaúna Livre - LMIL e o hercúleo e incansável trabalho dos Irmãos que a fundaram e a consolidaram ao longo de sua existência.

Desse modo, a temática dos livros remete-nos a João Guimarães Rosa, cuja vida e obras traduzem o mais elevado espírito de solidariedade, de respeito e amor a Deus, às pessoas, ao seu estado e à sua terra natal.

Princípios também defendidos e exteriorizados na vida e obra do Professor Roque José de Oliveira Camêllo e pelos obreiros da Loja Maçônica Itaúna Livre - LMIL. Assertiva que se comprova com três breves excertos buscados nos pensamentos de João Guimarães Rosa, Roque José de Oliveira Camêllo e Alphonse Marie de Prat de Lamartine.

João Guimarães Rosa, em carta redigida no dia 27 de agosto de 1963, direcionada ao Dr. Joaquim de Montezuma de Carvalho, asseverou:

“Tudo é muito impuro, misturado, confuso. Afora uma meia dezena de imperativos, que o espírito-do-coração da gente nos revela, e que os fundadores de religiões descobriram para a Humanidade, o resto é névoa. À parte o que Cristo nos ensinou, só há meias-verdades”.

Desse modo, quando Guimarães Rosa, com a sabedoria e a autoridade de quem viveu para estudar, observar, aprender e desconfiar, ao afirmar que os ensinamentos de Cristo são verdades absolutas, mostra e justifica o porquê de seu elevado espírito cristão e solidário. Entre os muitos atos que o dignificam, destaco: sua absoluta e irrestrita coragem, junto à sua esposa, Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, quando cônsul em Hamburgo, diante dos terrores e crueldades da guerra, acolheram, protegeram e exilaram centenas de judeus, que fatalmente iriam para os campos de concentração.

No mesmo diapasão o Professor Roque José de Oliveira Camêllo, também inspirado no mais elevado espírito cristão e com a proposta de contribuir com o progresso das pessoas e da humanidade, além de todo bem que praticara, também desenhara em sua mente e em seu coração um Instituto, com os seguintes princípios:

“As pessoas cada vez mais distanciam-se de sua verdadeira função social e divina, que é a de doar-se com aquilo que elas têm de melhor. Não é o que elas possuem, mas o que elas são. Criaremos uma instituição que torne isso possível, gerando o que eu chamaria de uma corrente do bem. Que essa entidade seja para ajudar o ser humano a ser e não a ter, além de ensinar as pessoas a preservarem o patrimônio histórico e a natureza”.

Lamentavelmente o tempo ou Deus não permitiram que o Professor Roque José de Oliveira Camêllo materializasse o Instituto na forma em que preconizara, tendo em vista que, no dia 18 de março de 2017, despediu-se e voltou para o Pai. Mas ele não trabalhava sozinho. Sua esposa e solidária companheira, Merania Aparecida de Oliveira, junto com outras pessoas amigas, que também acreditam no dever de servir, o fizeram. E assim, no dia 18 de março de 2018, deram vida ao Instituto Roque Camêllo, na forma que ele preconizara. E tudo foi feito com uma linda e inesquecível cerimônia, iniciada com a santa missa celebrada na Igreja Nossa Senhora do Carmo, pelo Bispo de Mariana Dom Geraldo Lyrio Rocha, seguida por Sessão Solene de criação realizada no Teatro do Hotel Providência em Mariana, com dezenas de amigos e autoridades. Naquela ocasião, muitos pronunciaram acerca dos valores e dos trabalhos do Professor Roque José de Oliveira Camêllo.

Acerca da Maçonaria assim manifestou Alphonse Marie de Prat de Lamartine: “Não vejo nos segredos das Lojas senão um véu de modéstia deitado sobre a verdade e a benevolência para lhes elevar o valor e a beleza aos olhos de Deus e dos homens.”

Posso afirmar, em resumo, que, através dos séculos, os propósitos da Maçonaria e de seus obreiros consubstanciam-se em materializar os princípios da liberdade, da igualdade e, sobretudo, da fraternidade. Ou seja, somos todos Irmãos.

Meus caros amigos e amigas.

Permitam-me estender um pouco mais acerca do Professor Roque Camêllo e ao livro a ele dedicado. A inspiração para escrevê-lo veio da fraterna e respeitosa amizade que tive com ele, do sentimento de gratidão e do reconhecimento pelos seus relevantes trabalhos em benefício da cultura, da história, da preservação dos monumentos históricos e do meio ambiente.

Acerca do meio ambiente assim escreveu o Professor Roque José de Oliveira Camêllo em seu livro, Mariana: assim nasceram as Minas Gerais:

Hoje, pela incúria dos homens, pela grotesca irresponsabilidade de administradores públicos, pela ausência de consciência ecológica, corre agonizante o Ribeirão do Carmo. Suas águas minguaram porque destruíram suas nascentes, eliminando o verde de sua proteção até mesmo ao longo de seu percurso. Já não banha as margens porque foram tomadas por construções em deliberada desobediência às posturas estabelecidas pelos vereadores do século XVIII. [2]

Ademais, é importante que se diga, o livro é a materialização dos ensinamentos e inspiração, que eu e aqueles que colaboraram na sua elaboração, aprendemos e presenciamos durante o fraterno e profícuo convívio com o Professor Roque José de Oliveira Camêllo, ou seja, é o Tributo dos aprendizes ao seu Mestre e, para o bem da verdade, o Professor Roque Camêllo foi mestre de muitos aprendizes, pois sua vocação era ensinar e servir, valores que praticava com modéstia, discrição, eficiência, sabedoria e caridade. Características de quem leu, entendeu e aplicou as verdades absolutas dos Evangelhos, conforme já preconizara Guimarães Rosa.

Em paráfrase aos ensinamentos de João Guimarães Rosa, que assevera: "Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais." Pelo que vi, li e ouvi acerca do Professor Roque Camêllo, posso afirmar: se Guimarães Rosa estivesse vivo, o incluiria entre os poucos que conheceram e conhecem as mil faces das Gerais, pois, de há muito já se sabe, só amamos o que conhecemos, e o Professor Roque Camêllo amava Mariana e Minas Gerais com todas as suas forças, entusiasmo e sabedoria, portanto bem as conhecia para merecerem o seu amor e o seu incontido e incansável trabalho.

Meus caros senhores e senhoras.

Desejo que os livros contribuam para materializar a heroica trajetória dos setenta anos da Loja Maçônica Itaúna Livre - LMIL e o trabalho de seus obreiros, que mais pessoas possam conhecer a vida e as obras do Prof. Roque José de Oliveira Camêllo e, assim, possam colaborar para manter vivo os seus ideais de civismo, de amor às pessoas, às tradições, ao meio ambiente e a busca incessante na promoção de dias melhores, valores pelos quais trabalhou e defendeu, durante toda a sua edificante vida.

Muito obrigado a todos.

E rogo ao bondoso Deus que ilumine a todos nós.

Cordisburgo – MG, 12 de julho de 2019

Notas:

1. Texto utilizado para apresentação dos livros: Tributo ao Professor Roque José de Oliveira Camêllo e Itaúna Livre: memorial de seus setenta anos, por ocasião de seus lançamentos em Cordisburgo - MG, durante a XXXI Semana Rosiana, em cerimônia realizada na Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa, no dia 12.07.19.

2. CAMÊLLO, Roque. Mariana: assim nasceram as Minas Gerais. Roma: Belo Horizonte, 2016, p. 39.

* Arnaldo de Souza Ribeiro é doutor pela UNIMES e mestre pela UNIFRAN. Professor do curso de direito da Universidade de Itaúna – UIT do qual foi seu coordenador por nove anos. Presidente da Academia Itaunense de Letras – AILE, membro da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa – ACLGR, do Instituto de Direito de Língua Portuguesa – IDILP e da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa – CJLP, Lisboa. Escreve para jornais, revistas e site, do Brasil e do exterior.