EXAME DA OAB ESTÁ ERRADO E DEVE SER CORRIGIDO
Antes de 1994 não eram os graduados em Direito, submetidos a seleção da OAB por meio de Exame.
Bastava colar Grau e já poderia advogar.
Qual era o erro disso, se hoje os Advogados selecionados pela OAB não garantem o que fazem , pois depende do entendimento do Juiz?
Se o atual advogado, que passou no Exame da OAB, só faz petição correta, porquê então o Juiz chama o Advogado da outra parte para contestar?
E se o Juiz aprovado em Concurso Público faz tudo certo, porquê já várias instâncias de julgamento?
Porque demoram tanto julgar os fatos?
Se a OAB objetiva garantir melhor qualidade de defesa, porquê então examina o Bacharel aplicando prova objetiva generica, e na segunda fase permite que o candidato escolha uma única área do Direito, a que ele tenha mais domínio, e depois de aprovado o advogado pega causas de todos os ramos do Direito?
Não teria a OAB examinar o candidato com várias provas?
Uma para cada ramo do Direito?
O Advogado examinado pela OAB em Direito Previdenciário, pelo certo não poderia atuar em Direito Administrativo e outros, e então teria que fazer outros exames da OAB.
O Exame da OAB parece Concurso Público, e bem por isso é uma exigência que não prova qualidade de defesa.
Em poucas horas tu tem que redigir uma Peça como se fosse num caso concreto.
Isso é uma manobra apenas para arrecadar milhões de reais. E ninguém sabe onde se vai toda a grana.
É semelhante a grana que a FUNAI arrecada nas alfândegas clandestinas na Rota entre Campos de Júlio e Campos Novos dos Parecis no MT.
Ninguém sabe pra o bolso de quem vai toda essa grana.
Mas se a OAB garante a qualidade do serviço, quando um advogado falha , praticando tergiversação, ou outros atos anti-éticos, tais como segurar o dinheiro do cliente ou perder prazos, não juntar provas indispensáveis e devidas Procurações, transferir veículos ou outros bens para o Advogado mesmo sem prestar a correta e tempestiva defesa, etc, causando danos ao cliente, deve o cliente prejudicado entrar com Ação de Reparação do Dano, contra o Advogado, e o representar na OAB?
Ou deve o prejudicado ajuizar Ação contra a própria OAB que concedeu autorização para aquele Bacharel irresponsável advogar?
Eliozani MIRANDA Costa
27 de Abril de 2019
69984060100 zp