ÉTICA, A CEREJA DO BOLO
 
Como dizia Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”. O tempo passou e, hoje em dia, nós temos milhares de bibliotecas abarrotadas de livros, temos o dr. “Google” que permite livre acesso a milhões de “internautas”, mas poucas pessoas leem de forma efetiva! O que se nota é que as pessoas têm preguiça de ler, e a situação parece não mudar! Então, penso que, talvez, esteja faltando uma mudança de hábitos! Precisamos incutir na mente das pessoas o hábito da leitura! Não obstante, atualmente, há milhões de jovens egressos das faculdades e do ensino médio que leem e são analfabetos funcionais (sabem ler e escrever, são alfabetizados, mas não entendem o teor de textos um pouco mais complexos que o habitual). Dito isso, talvez esteja faltando discernimento, ou seja, as pessoas precisam de uma escala de valores e de um amplo repertório de conhecimentos, pois não basta saber ler e escrever, é preciso ter um conhecimento enciclopédico! Lamento decepcioná-los, pois o que se observa, no mundo ao nosso redor, é que existem muitas pessoas com esse perfil, todavia, as coisas parecem não mudar! Então, o que está faltando para que as coisas comecem a mudar efetivamente? A resposta é simples: está faltando a cereja do bolo, o toque final, uma “coisa” chamada ética! Mas o que é mesmo a ética? Eu lhe respondo: a ética não se aprende na escola, pois é um grande confronto, uma contenda frenética, um vale-tudo informal entre o bem e o mal! Resta-nos, então, a pergunta final: como distinguir o bem do mal, o certo do errado? Seja ético: faça aos outros tudo aquilo que você gostaria que fizessem a você e a seus entes mais queridos!


Imagem: Google
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 13/04/2019
Reeditado em 13/04/2019
Código do texto: T6622596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.