EDUCAÇÃO: os 3 passos para que a educação funcione neste país
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
______________________
FAMÍLIA
(é a família a base primeira, sem ela nada funciona. Se a criança é despejada às expensas da escola e professores, falhou o primeiro tripé importante para a finalização da arquitetura (formação do indivíduo).
ESTADO
É o estado (nas esferas municipais, estaduais e federais e conjuntamente) que são responsáveis por viabilizar condições necessárias, (leia-se suporte), professores, trabalhadores em educação, remuneração adequada e condizente com a função, capacitação (leia-se cursos e especializações e etc de maneira continuada e frequente). Professores devem estudar e ter oferta de estudos constantemente, ofertas e condições para fazê-lo, devem ser reciclados e atualizados. É o Estado que faz a segunda parte do tripé e não é da educação somente esta responsabilidade e nem somente da família (para isso pagamos impostos).
ESCOLA
É a escola a terceira parte do tripé, é ela que em conjunto media e repassa conhecimentos necessários para aquisição de aprendizagem e também possibilita, media e reforça, valoriza o que veio trazido de casa. Nunca é demais lembrar que crianças devem vir educadas de casa. Não cabe ao professor educar e ensinar bons modos para as crianças, mas lembrar-lhes dessa premissa que (deveria vir de casa). De acordo com Aquino (1998, p.7), “as crianças de hoje em dia não têm limites, o que dificulta o processo de ensino e aprendizagem". Na atual conjectura que vivemos hoje em dia, onde tudo é jogado para as costas dos professores, é sempre importante lembrar aos pais dessa premissa tão singela, mas que pelo jeito tão relegada por tantos pais e cidadãos de bem. (sic).
_____________
SOCIEDADE
É a sociedade com seus pares a responsável direta pela cobrança do resultado positivo do produto que vai entrar e sair da escola e consequente vai terminar na sociedade. É esta a responsável por acompanhar a formação, fiscalizar e viabilizar de colocação destes indivíduos no mercado de trabalho (serviços). Todos os produtos-indivíduos resultados da escola são frutos formados pelo tripé FAMÍLIA-ESTADO-ESCOLA e não cabem às consequências da má formação somente na conta da escola, mas do conjunto. Se um elo falha o resultado apresentado é consequência dessa má organização tão necessária e importante.
____________________
Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda... Paulo Freire.
>>> Por fim: Não concordo com muitas ideias e programas deste novo Governo, eu mesma sou uma crítica da Ministra DAMARES com aquele papo de meninas vestem rosa e meninos vestem azul (tsc, tsc, tsc), mas... numa coisa eu concordo: ENSINO DOMICILIAR. Palmas pra ela! (Professores não ensinam direito suas crianças?)
Está ai uma ótima opção. Veja que ótimo. O Ensino Domiciliar eu APOIO.
Pais, sintam-se a vontade para educarem seus filhos em casa, e, se por ventura optarem por envia-los à Escola para escolarização, gentileza já os enviem educados talquey?
ESCOLAS MILITARES: Também apoio... (se há pais que acreditam que seu pimpolho só vai aprender bons modos e o BE-A-BÁ com a linguagem da palmatória e do coice. Porque não? Se é de gosto... super. APOIO, desde que estamos numa DEMOCRACIA podemos ter: ENSINO DOMICILIAR para os insatisfeitos com Professores de escolas Democráticas, ESCOLAS MILITARES para aqueles que acreditam na Educação Linha dura e também para quem acredita que a EDUCAÇÃO de pessoas educadas com LIBERDADE É A MELHOR.
Eis ai a minha opinião. Vejam como a DEMOCRACIA é uma delícia!
VIVA.