Noções de Fé
O que entender por fé?
Qual a sua importância em nosso dia-a-dia e o que podemos esperar dela?
Este breve texto almeja expor, com base bíblica, e abrindo mão, na medida do possível de conhecimentos empíricos, uma quantidade de informações suficientes sobre a fé, de modo a despertar o interesse do leitor em pesquisar mais a fundo sobre o tema.
A princípio, nós precisamos entender o que é a fé. Eu poderia começar falando da origem da palavra, e como foi modificada através do tempo, mas acredito que não lhe acrescentaria muito nesse momento. Começarei então lhe apresentando uma das definições que mais gosto, e também a primeira definição que eu conheci da palavra fé:
1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”
Hebreus 11:1 – NVI
Acredite ou não o autor dessa frase realizou algo incrível ao escrevê-la, ele encerrou em algumas palavras um princípio que, apesar de parecer simples de se compreender, hoje em dia apenas alguns poucos conseguem de fato internalizar e aplicar.
Leiamos novamente o versículo acima, porém desta vez, com o cuidado de quem estuda, criteriosamente.
O autor começa com a palavra “Ora,” indicando que, para ele, o conceito de fé é parte integrante de sua vida, além da própria fé lhe ser tão presente que ele se sentiu capaz de explicá-la como quem diz “Simples meus irmãos”.
Continuou ele então “[...] a fé é a certeza daquilo que esperamos [...]”, indicando que, ter fé, significa não apenas acreditar, mas saber que algo existe, ou é, que pode acontecer ou, que acontecerá.
Um bom exemplo de que fé significa ter certeza, e não apenas acreditar é Pedro, quando andou brevemente sobre as águas em direção a Jesus, pois tinha certeza que, tendo o senhor lhe dado o comando, conseguiria, mas, quando sua certeza foi abalada pelo medo, logo, Pedro começa a afundar. Acompanhe:
25 Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar.
26 Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo.
27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”
28 “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.
29 “Venha”, respondeu ele.
Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus.
30 Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”
31 Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”
Mateus 14:25-31 – NVI
Para concluir nosso breve texto, diz-nos ainda o autor deste versículo “[...] e a prova das coisas que não vemos”, e explica:
2 Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.
3 Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.
Hebreus 11:2-3
Apenas pela fé podemos buscar as coisas de Deus, e somente pela fé podemos agradar a Deus, pois, apesar de Deus não estar claramente visível a nós como esteve a Adão e Eva, pela fé, conseguimos ainda hoje, sentir sua presença, ouvir a sua voz e aprender com ele.
Deus esteja com todos nós, pois sem ele nada somos.
Que deus nos abençoe, e obrigado pela sua leitura.