ONDE OS MERCENÁRIOS ABUNDAM

A palavra mercenário vem de mercê – da antiga raiz latina "merx", mercadoria. Mercê significava primitivamente salário, paga. Daí vem o vocábulo mercenário (que recebe paga).
Dito isso, fica fácil constatar que todo indivíduo ganancioso - que faz tudo por dinheiro, pouco importando se tal conduta venha a prejudicar terceiros - se enquadra na definição de mercenário, pois sempre estará “à mercê”, sob o domínio de alguém que lhe paga!
Onde os mercenários abundam? Em Latim, há uma expressão, "ab unda", que quer dizer “como as ondas”, ou seja, “em grande quantidade”. Daí se originaram várias palavras de uso atual, muitas delas da linguagem culta como, por exemplo, floribundas, que é um tipo de rosa que dá muitas flores; nauseabundo, aquilo que causa náuseas; abundar significa “existir em grande quantidade”, tal como os indivíduos que desejam enriquecer com pouco ou nenhum esforço!
Importante observar que "abundar" nada tem a ver com os glúteos. Essa palavra (bunda) vem de um dialeto angolano, vindo para o Brasil com os escravos, e era originariamente "mbunda". O "m" inicial caiu, pois formava um som que não usamos em Português, e por isso essa confusão é muito comum até os dias de hoje!

Imagem: Google
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 27/03/2019
Reeditado em 27/03/2019
Código do texto: T6608577
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.