Geraldo Alkmin e Marina Silva

GERALDO ALKMIN E MARINA SILVA
Miguel Carqueija

Vem circulando pela televisão matéria propagandística do Geraldo Alkmin com críticas a diversos adversários, apelidados “adoradores do Lula”, e até ao governo de Michel Temer.
Essa propaganda atinge Ciro Gomes, Fernando Haddad, Henrique Meireles e Marina Silva.
É curioso o ataque a Temer (com referência a obras paradas) visto que o PSDB, isto é, o partido de Alkmin, faz parte do governo Temer. Tempos atrás, diante do processo do PSDB para cassar a chapa Dilma-Temer (e consequentemente derrubar Temer, pois Dilma já havia sido derrubada) eu mesmo perguntei por aqui se o Temer gostava de dormir com o inimigo, tendo em vista que em seu gabinete havia ministros do PSDB. Nada contra as críticas ao Temer, é claro; sua gestão é horrorosa e altamente daninha ao nosso povo já tão sofrido. Mas que elas venham de Alkmin, teoricamente aliado, me parece apenas oportunismo do “tucano”.
Agora, quanto a Marina Silva. Sim, o Brasil anda cheio de adoradores do Lula, mas não ela. Marina fez parte do PT, por bastante tempo, e foi ministra do Lula. Mas rompeu com ele e com o PT, faz tempo. E já declarou que Lula é corrupto (apenas ressalvando que não tripudia sobre quem está preso). Será que na mente do Alkmin não há lugar para o arrependimento? Uma pessoa de bem não pode reconhecer seus erros e afastar-se deles? Por outro lado Alkmin tem telhado de vidro nesse assunto, pois o guru do PSDB, Fernando Henrique Cardoso é um grande amigo de Lula, há muitas décadas. Se vocês pesquisarem na internet sobre o passado e a amizade desses dois, encontrarão muita coisa. E se nós abrirmos o olho (como pede, muito sabiamente, o Álvaro Dias) veremos que a rivalidade entre PT e PSDB é muito ilusória. Eles são esquerdistas e se entendem.
Uma coisa é certa: a grandeza moral de Marina Silva (sem falar na inteligência!) é muito superior à de Alkmin.

Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2018.