O DOM DA PALAVRA - UM ATRIBUTO HUMANO 
 
     A princípio, é importante salientar que a linguagem não é um atributo exclusivamente humano, porquanto os animais também a possuem. Dito isso, fica a pergunta: o que nos torna humanos, o que nos diferencia dos animais? Eu lhes digo que é a capacidade de utilizar a linguagem para refletir sobre a nossa existência bem como avaliar e interpretar a nossa própria linguagem por meio das PALAVRAS!  
     Não obstante os animais emitam sons imbuídos de significado, pois eles também se comunicam, nós possuímos o dom da palavra, ou seja, somos capazes de emitir sons articulados, que podem ser transformados em signos (palavras), aos quais nós atribuímos significados de forma arbitrária, porquanto não existe nenhuma relação de causa e efeito entre a palavra e o objeto representado.
     Por estarem impregnados de significado, esses signos (palavras) exercem significativa influência em nossas vidas, haja vista os aspectos emocional e motivacional envolvidos na articulação das palavras e, por conseguinte, do pensamento. Por esse motivo, quando pensamos e proferimos de forma reiterada determinadas palavras, acabamos proferindo sentenças para nós mesmos, selando nosso próprio destino!
 
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 14/12/2017
Reeditado em 02/05/2019
Código do texto: T6199242
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.