O UNIVERSO: DIVAGAÇÕES SOBRE O TEMPO
 
     O universo é composto de matéria e energia. Tudo no universo se movimenta, nada é estático. Matéria se transforma em energia, e energia se transforma em matéria, constante e indefinidamente. O que se verifica no macrocosmo (órbita dos planetas e a expansão das galáxias) verifica-se no microcosmo: a órbita dos elétrons ao redor do núcleo dos átomos, as trocas gasosas e de nutrientes nas células, a formação dos tecidos, o crescimento dos órgãos, o funcionamento dos sistemas, que por sua vez passam a definir os organismos vivos neste planeta.
     Até mesmo as rochas – aparentemente imóveis – possuem partículas que interagem com o meio ambiente!
     Dito isso, pode-se concluir que o que efetivamente existe é a matéria em movimento no espaço e a eterna comutação de matéria em energia. O tempo nada mais é que uma abstração do ser humano, criado para garantir a interpretação do movimento de tudo o que existe, acontecendo em ritmos diferentes no espaço! Na prática, o tempo é uma grandeza criada para impor um ritmo padronizado ao movimento, permitindo o estudo dos fenômenos a nossa volta, haja vista a obsessão do ser humano pela ordem e pela harmonia – como acontece na música!
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 01/12/2017
Reeditado em 24/07/2018
Código do texto: T6187569
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.