Teoria não é Lei (critica às ideologias atuais)
Jogue um objeto qualquer para cima, observe-o. O que acontecerá em seguida é óbvio: o objeto cairá.
Isto ocorre devido a um fenômeno conhecido por todos, caracterizado pela existência de uma pressão atmosférica sobre tudo o que está sobre a terra. Este fato segue um padrão irreversível, definido no campo das Ciências Exatas como uma Lei: a Lei da Gravidade.
Entretanto, ainda que existisse uma crítica sobre a veracidade deste fenômeno (de que poderia se tratar apenas de uma construção de conceitos, preceitos ou dogmas a respeito da existência de uma suposta pressão invisível), o fato é que o objeto lançado para cima cairá.
Ainda que existisse algum estudo; uma ampla pesquisa, que apontasse para a probabilidade deste objeto permanecer flutuando no ar. O fato é que, inevitavelmente, ele cairá.
E ainda que exista uma idéia, cuidadosamente articulada, pautada em experiências e exceções que contradizem essa lei (como a possibilidade de um avião com mais de uma tonelada alçar voo), o fato é que o objeto não permanecerá suspenso. Ele cairá!
Essa é a dificuldade das Ciências Sociais, que, muitas vezes, defendem o divórcio contra à lógica e as determinações que permeiam as Ciências Exatas e Biológicas. Porém, querem dar às teorias sociais um atributo que não lhes compete.
Por isso que muitas ideologias pautadas nessas teorias, na ilusão de serem "aplicadas" à realidade social, tendem a cair…
É simples:
Teoria não é lei.