O decreto presidencial de Trump irá colocar em risco o cumprimento do Acordo de Paris REUTERS/HO
​​​​​​​

 DONALD TRUMP E A POLUIÇÃO
(Liliana Borges)

O Presidente norte-americano Donald Trump assina esta terça-feira um decreto que irá desmantelar a política ambiental do seu antecessor, Barack Obama. O documento deverá incidir numa primeira fase sobre seis medidas aplicadas pelo democrata, revendo as estratégias de combate às alterações climáticas e de protecção ambiental adoptadas pelo anterior Presidente. Reformular o Plano de Energia Limpa (Clean Power Plan) e abandonar a política de redução de emissões de dióxido de carbono - alvo de contestação jurídica por parte de estados republicanos - serão duas prioridades.
PUB

Ora, uma das principais figuras que liderou as acções legais contra a política de redução de emissões de dióxido de carbono foi precisamente Scott Pruit, um 
céptico acerca das alterações climáticas e o actual administrador da Agência de Protecção Ambiental norte-americana (EPA, na sigla em inglês). O nome escolhido por Trump para assumir a pasta do ambiente contestou, ainda enquanto procurador-geral do Oklahoma, a autoridade da agência que agora lidera e levou-a a tribunal mais de uma dezena de vezes durante os oito anos de Obama na Casa Branca.

Senado americano confirma céptico das alterações climáticas para tutelar pasta do Ambiente
Senado americano confirma céptico das alterações climáticas para tutelar pasta do Ambiente
A prioridade da Administração Trump será recuperar a independência energética do país, sublinha uma fonte da Casa Branca, que adiantou aos jornalistas alguns pormenores do decreto na segunda-feira, escreve oWashington Post.