Inimigo errado( resposta a uma leitura no recanto)

Quem se interessar pelo tema convido a ler tambem minha poesia - Escravo da liberdade. -

Hoje eu estava lendo uma crônica onde a pessoa rendia tributos à Natureza e achincalhava os empresários e políticos que, por total falta de consciência ecológica vêm sistematicamente destruindo essa mesma natureza.

No mesmo texto ela se reportava à sua própria estória, de origem humilde, senão paupérrima, e que, vencendo grandes dificuldades se tornara porta-voz de graves denúncias sociais. Um texto muito bem escrito, com sentimento e força, caracteristicas dessa nossa companheira recantista.

Refleti muito sobre seu texto. Procurei penetrar em seus sentimentos no momento da escrita. E absolutamente sem querer tecer juízo de valor, refleti sobre como tudo aquilo me tocava.

Tive a impressão que essa pessoa se julgava ao mesmo tempo uma vitoriosa por ter galgado alguns patamares na escalada social, forte por se manter incorruptível comparada àqueles a quem demonstrava repulsa. Visão essa que concordo plenamente.

Ela é de fato vitoriosa e forte.

Mas também percebi um pouco de pena de si mesma, o que, apesar de compreensível, entendo como uma pequena distorção da visão. Por quê? Por acreditar que cada um vem com sua missão especifica e com os meios específicos para atingir seus objetivos. Um pequeno exemplo:

Será que se essa pessoa tivesse nascido em berço de ouro , numa família que se beneficia diretamente da degradação da Natureza, pensaria da mesma maneira?

Como regra geral, podemos entender que as pessoas pensam de acordo com sua posição:

Um evangélico não pensa como um espírita. Um patrão dificilmente terá a plena visão do empregado sobre uma questão.

E essa dicotomia é a origem de preconceitos, geram intolerâncias e até mesmo guerras.

E a outra coisa que percebi em seu texto foi uma indignação contra tais pessoas que beira a ira.

Foi quando me lembrei de um dos Grandes Ensinamentos de Nosso Mestre JESUS.

Odeie o pecado, mas ame o pecador.

Combata o pecado, mas SALVE o pecador.

Lute para salvar o Planeta, mas SALVE seus irmãos, pecadores ou não!

E acima de tudo, não deixe que um erro justifique outro. Se sua indignação contra os políticos, contra sua vizinha fofoqueira, contra um negociante que te deu calote for grande a ponto de gerar em você sentimentos de ódio, mágoa ou qualquer outro sentimento negativo, saiba que seu grande inimigo não é o agente externo.

Sua vizinha fofoqueira é a irmã que vem te lembrar que é preferível calar a dizer besteiras;

O empresário inescrupuloso antes de seu inimigo é um agente de Deus, seu irmão que vem te lembrar as palavras de Jesus que devemos perdoar 70x7 vezes.

Vamos enxergar por outro lado: Ao nos depararmos com um deficiente físico ou mental, nos penalizamos e desculpamos muito de seus erros. Mas não fazemos o mesmo com os deficientes morais. Se acreditarmos em Jesus, deveríamos ter mais compaixão dele que daquele.

E quem então é nosso inimigo? Quem nos faz mal de fato?

Nossos sentimentos menos dignos, nossos preconceitos, nossas más tendências. O que nos macula, o que nos contamina não é o que vem de fora, o que entra pela nossa boca, mas o que sai dela.

Jesus foi à casa de Zaqueu. Um cobrador de impostos, um sangue-suga da época.

E as pessoas se escandalizaram. As pessoas pensavam: “ Ora, Por que Jesus não vai à minha casa? Sou muito melhor que esse Zaqueu.

Trazendo para os dias de hoje, seria o mesmo que ele ir à casa de Maluf ou do Zé Dirceu. É verdade que isso nos incomodaria não é mesmo?

O fato é que os são não precisam de médicos, mas os doentes precisam. E que não combateremos o mal matando ou subjugando os maldosos, mas tornando-os bons.

E Jesus converteu Zaqueu!!!

Voltando ao texto da pessoa: Ela está certa em denunciar os erros contra o mundo , contra os menos favorecidos, mas ela deve lembrar também que a única maneira de mudarmos o mundo é mudarmos o homem. E que não conseguiremos mudar o outro. Apenas nós mesmos.

Vamos lembrar do garoto que queria a atenção do pai que lia jornal.

Para que o menino desse um pouco de paz e o deixasse o com sua leitura, o pai recortou um mapa-múndi que estampava uma pagina do jornal e disse:

Esse é um quebra cabeça. Depois que você monta-lo nós brincaremos um pouco.

O garoto não tinha mais que 05 anos e o pai sabia que ele teria muita dificuldade em montar o mapa.

Mas em poucos minutos o garoto voltou com o mapa montado e certo.

O pai escandalizado perguntou como ele fez aquilo. O garoto disse:

”Pai, como estava difícil eu montar o mundo, virei a folha e vi que tinha a foto de um homem. Aí montei o homem e o mundo ficou certo”.

Essa pequena alegoria reforça o ensinamento de Cristo.

Faça sua reforma interior. Eleve-se e o mundo será melhor!

Escolha o inimigo certo para vencer. A maior guerra é aquela que travamos dentro de nós.

Julho/07

Edson Montemor
Enviado por Edson Montemor em 28/07/2007
Reeditado em 28/07/2007
Código do texto: T582997