Teoria da ignorância

Teoria da ignorância

Essa Teoria é uma das teses elaborada por CIRCUNCISÃO para entender e explicar o mundo chamado civilizado, que se analisado a fundo de civilizado não tem nada, hoje é um momento onde todo o Brasil para, e festeja sua maior festa de largo o carnaval, inquietando o pesquisador com a seguentes perguntas: o que é isso, o que se comemora nessa festa e quais são os valores éticos e morais exaltado, ou ainda quem é que lucra com é ela e qual é o seu legado para a posteridade? além dos muitos abortos daqui alguns meses sem contar a multidão de filhos bastardos e uma imensidão de doença que a cada época deixa sua vitimas.

Logo qualquer uma que tentar a entender essa manifestação, em sua perfeita sanidade, manifestação essa que já dura seculo, chegará a conclusão que o carnaval não tem sentido. Mas com a teoria da ignorância é perfeitamente explicável o carnaval, mas essa festa é insignificante frente a tantas outras coisas que podem ser explicada a luz paradoxal da teoria da ignorância. Sendo o carnaval uma boa ilustração para afirmativa: O MUNDO INTEIRO JÁ NA IGNORÂNCIA.

a insensatez é pura exibição sedução e ignorância, sentada a porta da sua casa no ponto mais alto da cidade, clama aos que passam por ali segundo o seu caminho: venham todos os inexperientes aos que não tem bom senso ela diz: a água roubada é doce, e o pão que se come as escondida é saboroso. Mas elas nem imaginam que ali estão os espíritos os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas da sepultura. Pv:9,v: 13-18.

TEORIA DA IGNORÂNCIA

Há muitos que tentam explicar os mistérios do mundo e justificar seus acontecimentos e achar soluções para seus muitos e incontáveis problemas, bem como algo que para essa vida faça sentido, ou faça valer a pena.

Não são poucas as religiões, as ideologias e os conhecimentos, bem como; uma enormidade de paradigmas e instituições de renome que se dispõe a fornecer ao homem satisfação existencial, todos são unanimes em mostrar a humanidade o caminho para o paraíso o sucesso e a felicidade, mas isto, todos sabem, que não passa da teoria, do discurso e da intensão ou da fé.

Gastamos fortunas e tempo, seguimos nos quatro cantos da terra esses lideres instituições e ensinamentos e nossas vidas vai de mau a pior, são políticos, filósofos e cientista, não são um qualquer, mesmo porque um qualquer ninguém segui, as promessas são muitas e os resultados são nada ou quase nada.

Embora haja uma consciência ainda que superficial que algo estar errado todos continuam fazendo a mesma coisa e alguns estão muito alegres e felizes da vida, alias para esses a vida é bela até que o infortúnio os alcance, ou a calamidade ou adversidade ou algo que vá além das suas forças.

De tempo em tempo um mundo nos surpreende com crise, calamidades, guerras e todo tipo de perturbação, mas preferimos ignorar, ou fortalecer nossa ingenuidade em que isso nunca vai acontecer conosco, em nossa casa família ou país, achamos que toda desgraça vai acontecer com o próximo ou com outras nações para alguns pecadores e maus.

Uns já decidiram não assistir as noticias de jornais na televisão pois dizem que esta, só passa destruição e mazelas e as emissoras dizem que estão fazendo seu trabalho ao mostrar a realidade que muitos gostam de ver e lhe dão audiência, mas isto não pode ser dito, pois é vergonhoso falar a verdade e muitos não querem a verdade, alguns nem acreditam que ela exista.

Procura-se o porque o culpado das coisas, todos apontam para todos acusando-se e defendendo-se todos são culpados e são vitimas, fazem a guerras e buscam a paz fazem o mal causam a desgraça e reclamam constantemente, há uma incompreensão generalizada, parece tudo estar certo e errado ao mesmo tempo, afinal de contas que mundo é esse que continua cada vez mais insano e nem parece que é insano.

Quem tem um pouco de sensibilidade consegui perceber que algo estar errado, mas o que, como definir a presente era e geração? Outros preferem deixar estas coisas para os grandes e as nossos grandes paradigmas, pois pensam, coisas assim; não são para nós os pequenos e sim para os grandes, e os grandes de fato estão agindo mas não estão resolvendo, mas continuamos a esperar e a esperar, e muitos de nós passamos a vida a esperar, e só Deus sabe até quando. Bom esse é o quadro, e tudo só tem sentido se for explicado pela teoria da ignorância, isto mesmo a teoria da ignorância explica tudo.

O MUNDO INTEIRO JAZ NA IGNORÂNCIA

Esta é uma generalização, que na medida em que vai alcançando a consciência através do ouvir ou da leitura perturba o entendimento de muitos, proferindo estes um juízo de valor sobre a afirmativa acima, juízo de valor favorável e contrario. Dentre esses juízos de valores, se tem: não se deve generalizar, a ignorância é uma benção, ninguém nunca sabe tudo, você está exagerando ou ainda; é verdade.

O que muitos desconhecem é que essa afirmativa durou 45 anos para ser formulada, e que ela é fruto de uma inquietação e um tormento existencial perturbador no qual se buscava sentido e logica para tudo que os meus olhos viram, os ouvidos ouviram e os sentidos e perceberam, ou seja, tentava-se entender a logica da vida e dos acontecimentos, falas e condutas da humanidade, tomadas de consciências em diversos contextos épocas grupos da sociedade intitulada civilizada, se trata é claro de uma interpretação de um individuo insignificante, mas, queria no mínimo uma coerência para todo esse caos.

E quer as pessoas letradas e iletradas, crentes e incrédulos quer queiram ou não a logica para o funcionamento desse mundo só se explica se toda humanidade está sendo regida pela ignorância. Considerando isso não há mais nada de misterioso nem impressionante nem de arrepiar ou arrancar os cabelos. O mundo inteiro jaz na ignorância e ponto final.

Mas levantemos algumas questões:

Temos um cérebro com 100 bilhões de neurônios, a capacidade de funcionamento desse instrumento é semelhante a 15 mil computadores de ultima geração, está a disposição de seu possuidor, todos nasce com um, e pelos menos a maioria em seu perfeito estado de funcionamento, e detalhe não precisa ligar para funcionar, depois que e formado ele funciona, pergunta-se o que você faria se tivesse um patrimônio de 1 milhão e meio de dólares a sua disposição ainda que fosse em computadores?

Continuemos analisar chegando a conclusão que você tem esse potencial na sua cabeça em um litro e meio de liquido numa caixa craniana e alguém estudado diz: isto é nanotecnologia, e ai alguém diz é isso nem sempre foi assim tudo isso é fruto de uma explosão que deu origem a uma ameba quase molécula de carbono que durante milhões de anos se transformou milhões e milhões de vezes até chegar a essa forma para nós não usarmos.

Espere ai esse texto é muito louco! Não se somos regidos pela ignorância. Estamos diante do que se chama no senso comum: numa saia justa, ou na famosa frase: ser ou não ser eis a questão. Se admitirmos o domínio da ignorância em nossas vidas teremos que enfrentar a dura realidade de sermos agentes da nossa própria destruição e miséria, se não tudo continua não fazendo nenhum sentido. Mas quem quer assumir essa responsabilidade de ser o vilão, geralmente gostamos de sermos vitimas.

Então continuemos a arrazoar: e quanto a educação, ao regime politico de governo, e quanto a religião, a família, criação de filhos, foram vários os lugares atividades humanas e contexto que testemunhei a presença esmagadora e destruidora da ignorância. Pais que trazem filhos ao mundo aos milhares de qualquer jeito entregam seus filhos a sorte eu léu, e esperam e torcem para sejam felizes e homens de bens outros igualmente amaldiçoam seus filhos desde o ventre materno e depois não sabem o porque que se tornaram tão perverso, todos falam de paz mas cultivam a guerra constantemente em suas vidas.

Não importa qual o objeto, coisa ou instituição que seja analisada nesse mundo a única conclusão é: está sendo regida pela ignorância.

A EDUCAÇÃO

A educação é tida como a salvadora ou a redenção dos homens capaz de transforma-lo no mais belo ser em todos os aspectos, sendo muitos os que estudam e encaminham seus filhos para as escolas e incentivam eles alcançarem o mais alto grau de erudição.

Mas qual é o resultado, se tem uma geração cada vez melhor do que a outra em todos os sentidos? Educa-se para melhorar o homem, mas, não se consegui, e continuam a educar. A verdade é que a educação é um dos lugares mais perturbadores e confusos da terra ou da existência humanas em todas as suas instancias e níveis, publico ou privado.

Só para se ter uma ideia até hoje não se resolveu problemas tão básicos e fundamentais na educação saber ou ter convicção se o homem é uma tabua rasa, que aprendi com o meio ou não ou se seu aprendizado é genético ou adquirido. Não se sabe até hoje qual o método mais eficiente e eficaz para se educar o homem, nem o que fazer em cada faze do seu aprendizado.

Qual o papel da família, da escola da sociedade e também do professor nessa difícil tarefa de educar. Muitos são os professores que não aplicam nem sabe aplicar um só conhecimento ligado a educação, se estuda mais no final aplica-se a teoria do eu acho. Tudo isso fui testemunha ocular, e ainda mais, muitos diziam que tudo na teoria era lindo, não acredito que isso funciona, e as vezes ela tinham razão muito dos teóricos, bem como, dos que formulavam as concepções pedagógicas nunca tinham lecionado ensinando as vezes coisas completamente fora da realidade. Ou interpretavam equivocadamente alguns conceitos.

Muitos são os embates políticos e ideológicos para se afirmar determinadas concepções pedagógicas, tendências e teorias educacionais ainda os educadores não digeriram uma dessas ideias já surgem outra e mais outras, esses acontecimentos são como ondas e ventos educacionais que sopram nas unidades escolares, mais que nenhuma chega a vingar e deixar bons frutos, não se tem uma coesão e uma firmeza nas metodologias, não qualidade no ensino.

Dizem que se tem uma educação de faz de conta. Há também muitos problemas crescentes, como é o caso da indisciplina durante as aulas e a violência dentro e fora da escola. E ainda problemas seríssimos de aprendizado atraso na alfabetização, leitura, escrita e cálculos das operações simples muito deficiente, um verdadeiro caos, mas os indicie de reprovação diminuem, muitos dizem que é proibido a reprovação de alunos, passar alunos sem o mínimo de saber parece que virou uma coisa comum, o incrível é que outros falam sobre alunos serem críticos e reflexivos. A escola ao longo de todos esses anos foi esvaziada de atrativos, retirou-se a cultura, a arte, a musica a dança e tudo mais que a deixaria mais agradáveis, tudo isso em detrimento da logica matemática a leitura e a escrita e agora tenta-se traze-los de volta através de projetos, é um vai e vem de coisas sem precedentes, parece que a escola e a educação segue uma trajetória circular insana. Esse é o quadro no ensino fundamental e médio, e como será que está o nível superior?