EUCARISTIA E COMUNHÃO
CORPUS CHRISTI 2016 - Capanema -PA
III Parada: Centro comercial
*
EUCARISTIA E COMUNHÃO
*
Por: Frei Jonas Matheus, OFMcap
*
Texto bíblico: Lc 16, 19 – 31: O rico avarento e o pobre Lázaro
*
Caríssimos,
Certa vez um escritor desta cidade escreveu no poema “A carne comum”¹:
*
"Meninos pobres no lixão.
Quanta maldade,
Na sociedade!
O outro é nosso irmão!
*
Famélicos, arrancam
Os restos de comida...
_ Puxa! Quem os convida,
À uma dignidade viva?!
*
_ Ainda somos humanos,
Num mundo tão desumano?!
Quantas mortes! Quanto dano!
*
O outro-pobre é você,
Sou eu... A gente não vê?!
Somos, todos, a mesma carne...
*
Em Cristo, Deus se fez nossa carne..."
*
Jesus Cristo, o Filho de Deus, que se fez homem no ventre da Virgem, redimiu-nos por sua entrega na cruz, ressuscitou, e da direita do Pai derrama sobre nós o Seu Espírito, está realmente presente sob as aparências de pão e de vinho neste adorável sacramento.
*
Nestes sagrados mistérios, Deus toca todos os dias a nossa carne, a nossa natureza recoberta das feridas do egoísmo e do pecado, a fim de nos sarar e salvar. Para que salvos por Cristo, reunidos como Igreja pelo Espírito Santo, como irmãos em comum união clamemos com toda a confiança ao nosso Pai. Este é o sacramento que gera comunhão na fé e na misericórdia, pois no seguimento de Cristo, impulsiona-nos a fazer misericórdia para com os pobres; como disse o Papa Francisco, na canonização de dois grandes papas do século XX:
*
"São João XXIII e São João Paulo II tiveram a coragem de contemplar as feridas de Jesus, tocar as suas mãos chagadas e o seu lado transpassado. Não tiveram vergonha da carne de Cristo, não se escandalizaram d’Ele, da sua cruz; não tiveram vergonha da carne do irmão, porque em cada pessoa atribulada viam Jesus. Foram dois homens corajosos, cheios da parresia do Espírito Santo, e deram testemunho da bondade de Deus, da sua misericórdia, à Igreja e ao mundo" ².
*
Estamos no centro do comércio de Capanema, e a Palavra de Deus por meio da Eucaristia, sacramento de comunhão, exorta aos empresários e as pessoas mais abastadas desta terra que não ignorem a dívida social que têm para com os mais pobres; que pela fé em Cristo e por este sacramento toquem com as próprias mãos e cuidem da carne de Cristo que está nos irmãos pobres, famintos, nus, drogados, sem-teto, sem educação de qualidade, sem acesso a Evangelização e a Catequese; em suma: excluídos e crucificados perante uma sociedade individualista, violenta e ateia. Lembrai-vos que se não procedeis conforme a caridade de Cristo, certamente vos estais fechando no seu próprio inferno, longe da união comum dos bem-aventurados!
*
Também, esta comunhão que brota da misericórdia de Deus, deve gerar cultura. Uma cultura genuína que se radica na Palavra de Deus, na grandeza do sagrado, e na beleza do criado. E está cultura, se pautada nestes valores que sempre elevam o ser humano, deve encontrar nas classes abastadas e políticas, um generoso incentivo a publicação e a ampla divulgação. Pois se a cultura de nosso povo, bebe das fontes do Evangelho e da Eucaristia, ela nos transmite o pão espiritual, que educará o povo no temor a Deus e plasmará uma sociedade que vivência a comum-união e a caridade!
*
A Eucaristia é o sacramento que gera a comunhão!
*
Glória ao Pai....
_________________________
¹ SILVA, J. M. S. da. A carne comum. In: http://www.camarabrasileira.com.br/apol126-047.html.
*
² PAPA FRANCISCO. HOMILIA DO PAPA FRANCISCO NA SANTA MISSA E CANONIZAÇÃO DOS BEATOS JOÃO XXIII E JOÃO PAULO II. In: https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2014/documents/papa-francesco_20140427_omelia-canonizzazioni.html