Para os que dizem que o Brasil não é América Latina

Brasil é América Latina sim, bem como o México é América do Norte por sua posição geográfica, mas não por sua cultura. É preciso se compreender o contexto do que se fala de modo amplo e pleno. A América Latina não é um conceito puramente cultural (como parece), mas também um conceito contextual, o contexto político e social além de histórico, que une todos os povos latinos num só espectro, que é um espectro amplo e vasto, vai de um ponto a outro das "cores" possíveis. A América Latina não é só morena, ou só negra, ou só branca ou só indígena. Além de tudo, há o contexto geográfico, que não se pode negar. Indo ainda além, a latinidade do Brasil está em tudo, no modo de viver, no modo de pensar e no modo de sentir. A latinidade não é também algo que seja pequeno ou circunscrito a uma língua ou a uma cultura ou mesmo a um único povo. Estabelece sim, um imenso horizonte, que parte de vários aspectos históricos, congrega outros grandes aspectos sócio-culturais e desemboca em inúmeros outros ainda aspectos políticos.

Mauricio Duarte (Divyam Anuragi)
Enviado por Mauricio Duarte (Divyam Anuragi) em 25/03/2016
Código do texto: T5585127
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.