Fraqueza e Fragilidade

Em todo tempo de nossa vida nos defrontamos com escolhas. Para cada escolha, uma causa, uma conseqüência, uma jornada. Somos responsáveis pelo que plantamos e conscientes daquilo que colhemos.

Feita a escolha, abre-se uma porta para um caminho nunca visto, pronto a ser trilhado e explorado com tudo o que ele propõe. Visualizamos a oportunidade de alcançar algo tão sonhado e desejado, que como crianças somos tomadas por alegrias antecipadas em promessas de presentes. Somos apetecidos pelo desejo da chegada, métodos racionais, disposição favorável a atitudes positivas e construtivas, energia canalizada pela fé e vontade de alcançar a chegada, como um exímio atleta em busca da vitória.

Felizmente jornadas não são compostas apenas por caminhos planos ou arborizados, nem sempre encontramos um rio de água cristalina para matar a sede, molhar o rosto ou uma árvore para descansar e carregar as energias. Muitas vezes a estrada é íngreme, cheia de pedregulhos, o sol é escaldante, o ar fraco abafado por suspiros cansados; as funções vitais são reduzidas a absolutamente o necessário para a sobrevivência.

Quão desprazeroso seria o sabor da vitória se tudo fosse igualmente fácil; quão ínfimo seria o aprendizado; quão prolixa seria a história a ser passada.

Esse período para alguns pode ser muito longo, para outros nem tanto, porém para ambos pode ser o mais pungente; período ás vezes de uma solidão necessária, dores incessantes, lágrimas involuntárias, confusões e descrenças irracionais, questionamentos não respondidos. Duvidamos de valores, mergulhamos em conceitos confusos que sugam qualquer estímulo de uma possível caminhada, dando lugar ao medo de uma possível desistência.

O maior desafio é confrontar o ‘eu’ a cada esquina, um adversário que não se pode ver medir ou estudar seus métodos; aparenta inocuidade, mas pode desestruturar qualquer possibilidade de manter-se em pé. Entretanto dosar racionalidade ao emocional sempre será uma perfeita receita para o equilíbrio proposto a quem faz escolhas.

Dentre muitos aprendizados de uma jornada diferenciar FRAQUEZA de FRAGILIDADE é imprescindível. Dependendo da maneira de se portar em cada uma delas o resultado pode ser crucial, decisivo.

Um dos significados que mais identifica alguém na palavra fragilidade é “facilidade para se quebrar.” Inspira cuidado no manejar, decisão precisa ao conduzir, leveza no toque; cabe aqui uma comparação com vasos de cristais mais valorosos pela sua história, e pelo seu destino.

Fragilidade não é sinônimo de desistência, mas de pausa. É certamente uma válvula de escape para renovação de forças, recomposição de sentidos.

É o tempo preciso para saber que ninguém necessita ser forte todo tempo, que sempre há tempo de corrigir erros, cauterizar feridas, acalentar a alma.

Não podemos comparar fragilidade a um sentimento, porém o turbilhão de sentimentos que nos atingem, define o grau em que estamos. Canalizar esses sentimentos para uma nova postura diante desse momento é um sábio e grande passo pra uma vida vitoriosa. Revigora nossas forças e fé, conduz a visão para o nosso interior, fazendo reconhecer quem somos diante das adversidades, além de revelar em nós grande capacidade de superar expectativas.

Ao contrário da fragilidade, a fraqueza denuncia pusilanimidade, que tem em seu significado: “Destituído de coragem, falta de firmeza, de capacidade espiritual e moral.”

O caminho de uma fragilidade mal administrada pode levar a uma fraqueza. Com ela, abre-se uma imensa porta para murmurações, desistências, baixa visão, descrédito, constantes tristezas, frustração, terrível tendência depressiva, e por fim á derrota.

O frágil chora para desabafar e aliviar a alma.

O fraco chora por autocomiseração.

O frágil cai, mas logo se recompõe, levanta e continua apesar das dores.

O fraco vive prostrado, esmolando misericórdia.

O frágil sabe para onde vai.

O fraco oscila todo tempo em suas decisões.

O frágil chega.

O fraco desiste.

Não se esqueça que a força que você precisa não está em nada além de si mesmo.

Enfim, seja qual for sua escolha, saiba que todo universo conspira a seu favor para que você seja um plantador de sonhos, um contador de história que luta por um final sempre feliz.

Por Débora Peixoto

Débora Peixoto
Enviado por Débora Peixoto em 25/03/2016
Código do texto: T5584566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.