Discurso de Formatura Faculdade

Dicas, sugestões e indicações para um discurso de formatura arrasador de acordo com o WikiHow:

• Comece com um belo sorriso no rosto;

• Jamais diga algo cafona como “adeus” ou “essa entidade jamais será esquecida por nós”;

• Sempre dê crédito aos professores. Eles ficarão bravos se você não o fizer por mais que não possam mais te ferrar;

• Comece a introdução com algo cativante. Pode ser uma citação interessante, um fato, uma história ou até uma boa piada sobre a escola ou sobre a turma. Ok, vamos lá!

“O que a mulher do Einstein falou para ele quando ela o viu pelado pela primeira vez??

R: Nossa! Que físico! ”

“Por que o programador não morre afogado?

R: Porque ele usa ponto flutuante. ”

“Nunca achei que me formaria primeiro que o Bruce...”

 

Senhores pais, familiares, amigos e formandos: boa noite. É chegado o grande dia. Um dia especial para todos nós por mais uma etapa de nossas vidas ter sido concluída com sucesso. Hoje, mais um passo foi dado por cada um em busca de um sonho, um ideal.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Deus por mais uma vitória concedida a mim e a todos os formandos. Em João, capítulo 15, versículo 5 diz: “[…]Sem mim, nada podereis fazer”. Deus esteve presente em cada momento nos oferecendo a sabedoria necessária para perseverar nessa longa trajetória. E por isso hoje, glorifico a Deus e a Ele dedico essa conquista.

É imprescindível comemorar essa conquista sem lembrar-se daqueles que tanto lutaram para que alcançássemos essa vitória. Gostaria de agradecer aos pais, mães e demais familiares pelo apoio e pela dedicação em transmitir com seu amor, com alegria e louvor, a garra de lutar e a grande vontade de vencer! Essa conquista também pertence a cada um de vocês. Nossa força de vontade é também impulsionada pelo grande desejo que temos, de oferecer-lhes uma singela retribuição por todo o carinho e cuidado que tiveram conosco durante toda a nossa vida. Aos familiares, a nossa eterna gratidão.

Na construção da nossa identidade como seres humanos, existem pessoas que contribuíram diariamente com nossa formação, iluminando os caminhos obscuros do conhecimento que insistiam em aparecer. Vocês, professores, que, por vezes, assumiram o papel de pais e de mães, aconselhando-nos e orientando-nos a seguir em frente e lutar por aquilo que almejamos. E, conscientes de sua profissão, se entregaram ao dever de ensinar e transmitir com dignidade os conteúdos que lhes cabiam, para nos tornar além de tecnólogos capacitados, cidadãos críticos e cientes do nosso papel na sociedade. A vocês, professores, o nosso imenso agradecimento.

E finalmente nós, os grandes protagonistas da noite. É clichê, mas também inevitável, lembrar de como tudo começou. Éramos apenas meninos e meninas, sem um ideal concretizado, com uma visão mais limitada das coisas e com olhares atentos e curiosos para descobrir o que estava por vir. O tempo passou e nós hoje somos outros: mais crescidos, mais amadurecidos, não mais meninos e meninas. Depois de três anos de convivência, tudo passa diante de nós como um belo filme em câmera lenta. E hoje podemos dizer: valeu a pena cada momento vivido, cada lágrima, cada sorriso. E não tem como não vir à memória momentos, risadas e as frases célebres de cada um:

“De jegue é mais longe”, a Natiele explanando sobre a distância;

“Melhora isso”, o professor Outa nos induzindo a pensar mais;

“Biodigestor da aeronáutica”, ainda a Natiele imaginando um biodigestor nos ares;

“Sucesso” ou “Gosto assim”, a Josi demonstrando sua satisfação.

Enfim, muitos momentos que marcaram nossa vitória.

E foi por acreditar na nossa vitória, que nós lutamos com muito esmero e dedicação, para ultrapassar todas as barreiras, em busca da realização dos nossos sonhos. E vale lembrar: não lutamos sozinhos! A amizade de anos fica, assim como o respeito e as boas lembranças que jamais serão esquecidas. Hoje somos, cada um, parte da lembrança e da história do outro. Peço que esqueçam as diferenças e recordem que houve um momento em que todos nós precisamos uns dos outros para prosseguir nessa caminhada.

“A gente só conhece bem as coisas que cativou – disse a raposa.” Em O Pequeno Príncipe.

De agora em diante, a convivência será mais difícil. Mas prosseguiremos com a certeza de que o futuro nos reserva gratas surpresas e olharemos para trás não só com saudades do nosso tempo, mas também com grande alegria por termos tido a oportunidade de viver pequenos momentos tão grandiosos ao lado de pessoas inesquecíveis. Cada momento valeu a pena, pois aprendemos com o tempo que correr atrás de nossos sonhos vale o suor, as noites mal dormidas ou as lágrimas sobre as provas. Dizia Shakespeare em O Menestrel:

“Aprende que o tempo não é algo que possa voltar. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores. ”

Encerro aqui minha fala, agradecendo profundamente a Deus por tê-los colocado em meu caminho. Novos horizontes se abrirão para nós e então superaremos novos limites, realizaremos novas coisas, encontraremos novas pessoas. Desejo que cada um produza dos erros crescimento e dos desafios oportunidade. Finalizo com o texto de Isaías 55, versículos 9 e 12: “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos que os vossos caminhos e os meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos. Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas”.

Adriano Silvestre
Enviado por Adriano Silvestre em 20/03/2016
Código do texto: T5579795
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.