FILOSOFIA SÓ NOS TRAZ FELICIDADE

Exmº. Revmº. Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo Metropolitano de Natal, Chanceler da Faculdade Dom Heitor Sales e Paraninfo desta turma, em nome de quem cumprimento todas as autoridades eclesiais, acadêmicas e civis, aqui presentes;

Revmº Padre Valquimar Nogueira, diretor geral da FAHS;

Minhas Senhoras e meus Senhores,

Caros colegas concluintes:

Hoje é um dia muito especial em nossas vidas, porque concluímos as etapas do nosso curso, que irá nos possibilitar receber o título de Licenciados em Filosofia. Neste momento em que encerramos nossos estudos realizados através de uma dura jornada de estudos, carimbamos o nosso passaporte para o futuro.

Mas uma pergunta surge em nossas mentes: O que é o futuro?

De acordo com a definição do Dicionário Michaelis, futuro é o intervalo de tempo que se inicia após o presente e não tem um fim definido. Refere-se a algo que irá acontecer. O futuro é o estado utilizado para dizer alguma coisa que está por vir; que ainda não aconteceu; ou, na linguagem da Filosofia – “aquilo que está em devir”.

Para mim, o futuro não é o lugar para onde estamos indo; o futuro é o lugar que estamos construindo e que será bom ou mal dependendo daquilo que fizermos hoje, no presente. Por isso, a melhor maneira de prever o futuro é idealizá-lo agora, enquanto estamos no presente.

Para construir o futuro é necessário que tenhamos a capacidade de sonhar. Então, convido a todos para sonharem comigo. Vamos sonhar e fazer planos, porque o futuro pertence àqueles que acreditam nele; que acreditam em si mesmos, no seu potencial de realização e na beleza dos seus sonhos. O sonho é o alimento da alma, assim como a comida é o alimento do corpo.

Tomo a liberdade de me apropriar das palavras de Victor Hugo para afirmar que "não há nada como um sonho para criar o futuro".

O que estará reservado para nós no futuro?

Esta parece ser uma pergunta difícil de responder. Mas não é. O que o futuro nos reserva depende única e exclusivamente de nós; de nossas escolhas; das pessoas que admiramos e cujas ideias procuramos compartilhar.

Portanto, procuremos seguir exemplos de pessoas persistentes e perseverantes tais como Jean Piaget, para quem a principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.

Sejamos como Pitágoras que nos adverte: Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.

Ou como Rubem Alves, que afirma: Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra.

Ou sigamos os exemplos de pessoas que estão mais próximas de nós como os nossos professores: Gilberto Oliveira, Maria do Socorro, Túlio Sales, Pe. Nazareno, Ir. Aurélia, Vera Coelho, Gilmara Coutinho, e tantos outros, que de maneira profissional, mas sem perder a ternura, nos levaram pelos labirintos do conhecimento para que descobríssemos o prazer de aprender.

Encaminhemo-nos para o futuro sem medo, fazendo do nosso sonho um escudo que irá nos fortalecer diante dos desafios e nos transformar em vencedores.

Chegou a hora de deixarmos as dependências da Faculdade Dom Heitor Sales (FAHS) – um verdadeiro Templo do Saber – de onde saímos com nossas bolsas mais pesadas, porque levamos em nossa bagagem uma grande parcela de conhecimento, juntamente com o nome da nossa Faculdade.

Estamos deixando às dependências da FAHS, uma instituição Católica, que durante seus anos de existência nos leva a descobrir as fontes milenares da produção do conhecimento. Porém, é importante destacar, que a FAHS não é apenas um lugar de produção do conhecimento; do saber. Esta instituição é também um lugar especial de experiência de vida, uma vez que ela possibilitou, que nós, seus alunos, ocupássemos o lugar central de sua existência. Dentro da FAHS cada aluno que estuda, pesquisa e mergulha na busca pelo saber, tem a possibilidade de se aperfeiçoar, progredir, crescer e melhorar como ser humano.

A grande inspiração que a FAHS nos ajuda a desenvolver, chegou até nós através dos ensinamentos de nossos mestres, que nos conduziram a uma viagem fantástica e maravilhosa. Nesta viagem de sonho, conhecemos o pensamento de grandes homens como Sócrates, detentor de grande sabedoria, mas que afirma com humildade: “Só sei que nada sei”; Platão – que nos revelou a existência de dois mundos e que nos convidou a sair da Caverna onde impera a escuridão, instigando-nos a conhecer a beleza da verdade que existe no brilho da luz.

Esta viagem também nos permitiu conhecer o pensamento de Aristóteles – o Filósofo das quatro causas; Agostinho, o Santo da Igreja Católica, cuja filosofia é uma constante busca da verdade, que culmina na Verdade em Cristo. Agostinho nos ensinou que, “o amor é o peso que dá sentido à vida”. Ainda conhecemos o pensamento de muitos outros grandes homens, tais como Descartes, David Hume, Nietzsche, Sartre, Kant e tantos outros, cujos pensamentos contribuem para aprimorar os nossos.

Gostaria de nesse momento, fazer um agradecimento muito especial aos nossos professores, que nos levaram a esta viagem maravilhosa, onde pudemos conhecer e viver com a essência da Filosofia durante este período de estudo.

A Filosofia – a estrela máxima desta jornada – que embora tenha originado todas as outras disciplinas, não é considerada uma Ciência, um Saber ou um Conhecimento.

A Filosofia é muito maior que tudo isto! Ela é um modo de ser de todos aqueles que amam o Saber; que amam o Conhecimento. Portanto, tenho a honra de dizer que a Filosofia faz parte de nós; faz parte da nossa essência porque nós escolhemos estar aqui; nós escolhemos conviver com a Filosofia; nós amamos o saber.

Chegar ao final desta viagem foi, em alguns momentos, cansativo, doloroso, difícil. Chegar ao final desta viagem exigiu muitos sacrifícios, renúncias, noites mal dormidas, mas cada dificuldade valeu a pena. E valeu a pena porque vamos deixar as dependências da nossa querida FAHS, com a bagagem cheia pelos conhecimentos acumulados e com o título de FILÓSOFOS.

Todos esses esforços valeram a pena, porque contribuíram para que cada aluno que aqui se encontra, tivesse a oportunidade de mergulhar profundamente naquilo que somos: seres que pensam filosoficamente.

Ficar dentro da FAHS por quatro anos dialogando com grandes pensadores, homens de coragem, de inteligência privilegiada e que muito contribuiram para a formação da nossa cultura, implica em grande responsabilidade para cada um de nós, que se despede do seu templo do saber. A partir de agora, todos nós seremos os arautos, os mensageiros dos ensinamentos adquiridos através destes anos de estudo dentro da nossa instituição. Vamos, então, caros colegas, vamos para o mundo anunciar e ensinar que a Filosofia – diferentemente do que muitos pensam - pode e deve ser aplicada à vida cotidiana, porque a Filosofia só nos traz felicidade!

Muito obrigada!

Discurso proferido na Colação de Grau de Licenciatura em Filosofia da turma "Filósofos Encantados" 2015.2