RELIGIÃO E SOCIEDADE

Desde sua origem na África, por dedução lógica e com base em alguns indicadores trazidos pelas ciências como a antropologia, a espécie humana, em sofrendo alterações ( processo de hominização ) que lhe permite gozar de um conforto maior, em meio as relações, com o meio ambiente natural, ou urbano.

Ao longo deste tempo, nossa espécie, tem lidado, por vezes, ritualizando, com a natureza, e relacionando fenômenos, nem sempre explicáveis a seua sucessos, desenvolvendo o que chamamos de religião, ou seja, aprendeu a seguir a direção que, de dentro de si, brota como força, que conduz pessoas, á agirem de um mesmo modo aceitando mesmas vedades interiores, por sua sinceridade para consigo mesmas.

Com o surgimento das doutrinas, não ficou difícil de supor que, de tanto pregarem uma linha de pensamento institucional, este terminaria influenciando nos seres humanos, ao ponto de por meio da dinâmica de um psiquismo influenciável, por um entorno igualmente dinâmico mas relativo, fazer com que pessoas, senão escolham, aceitem lidar, mesmo que com algum incômodo ou dualidade, com esta ou aquela, não religião, mas com esta ,ou aquela, instituição religiosa e sua intensões de dominação política, como foi o caso da história do Cristianismo, que no Brasil, pouco a pouco, se assenhora da situação por ações que podem ser comparadas a de um governo paralelo que até um sistema de Inteligência que atua inferindo de dentro dos lares, numa constante retransmissão de dados, que geram vantagem e situa membros do Clero como Consultoras do Governo, com dom Helder Câmara, em relação a Educação de susa dias, será que ser leigo é não ter a capacidade de racionalizar? Pensem.

Firmado neste ponto de vista, e também na ascendência que os pais, e majoritamente as mães, vem exercendo sobre filhos e filhas, creio que seus mandos, redirigem sua prole á direção de sua conveniência social, enfrentando esta mãe, ou pai, problemas de relacionamento, quando, seus filhos ou filhas, abandonam a religião dos avós, a mesma seguida por seus país ( as vezes ), para seguirem a que lhe é mais satisfatória e sinceramente escolhida por um força maior que move seu interior, e não tem o nome de Oloré, Yahweh, Deus ou quaisquer Outros,.. pois é apenas uma FORÇA INTERIOR E PARTICULAR NA PESSOA QUE SUSTENTA SEU SER.

Hoje, estamos atravesando um momento, no qual pessoas estão mais esclarecidas, quanto ao que é religião, mas, ainda assim, tem que enfrentar, dificuldades trazidas não somente no seio doméstico, mas também entre ze parentes, e nada ramente, sofrem destas pressões, pontuais adeptos do Candomblé, e a Umbanda em suas várias feições, deixando um lugar, menos pressionável, para o Espiritismo interpretado por Alan Kardec ( o Kardecismo ), que por coincindência, trata do mesmo EVANGELHO DE JESUS, subserviente da mesma ideologia trazida no seio do Cristianismo pelo Clero da Igreja Católica Apostólica Romana. Será está apreciação, uma visão errada, perseguidor ou alusiva a um fato atual? Será que existe uma ditatura que tenta, impor um Jesus para tudo, e até para Umbanda que erroneamente lhe trata, por Oxalá, em manutenção ao absurdo do SINCRETISMO. Creio que sim, eisso, me faz pensar.

Sandive Santana / RJ

Sandive Santana
Enviado por Sandive Santana em 27/01/2016
Reeditado em 27/01/2016
Código do texto: T5524629
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.