Será que ainda tem jeito?
Não sei se é bem esta pergunta ou se existe alguma resposta para a situação a qual chegamos. É verdade que já estivemos em outras situações ruins, porém ainda existia um fio de esperança o qual nos apegávamos. Sempre soubemos que a corrupção no Brasil está presente em quase todas as áreas públicas, o velho jeitinho brasileiro de resolver situações difíceis foi passando de geração em geração e chegou ao que estamos vivendo atualmente.
Antigamente quando se ouvia falar em corrupção a maioria das pessoas sequer sabiam o significado desta palavra, hoje a roubalheira no país se tornou tão comum que as pessoas já nem mais ignoram. Olho pro lado, pro outro e não encontro saída nem opção para escolha de alguém que nos represente politicamente. É verdade que ainda existem pessoas honestas e conscientes do que seja ser um cidadão, porém, essas pessoas não tem nenhum interesse em manter vínculo político por saberem o risco que correm se não seguirem as favoritas negociações sujas existentes no meio político.
Entramos em um beco quase sem saída, embora pensando na educação como uma estrada onde muito poderia ser resolvido se nós educadores tivéssemos todos uma consciência de transmissão da verdade e esclarecêssemos melhor nosso aluno formando nele a real situação de um país onde as pessoas pudessem viver com dignidade.
Muito se fala em Pátria Educadora. Eu pergunto: que pátria educadora é essa que falta verba pra tudo e que não respeita seus professores? Será possível existir pátria educadora com tanto desrespeito com aquele que é seu maior divulgador? Pátria Educadora onde o professor não tem direito a saúde, lazer, segurança e outras coisas. Pátria Educadora onde o maior prejuízo é dado por aqueles que trabalham.....
Segundo nossos representantes políticos, o trabalhador não pode ter direito a um salário digno porque causa despesas aos cofres públicos, será que alguém aí já se perguntou se os altos salários e as mordomias dos nossos políticos causam algum prejuízo? Se um trabalhador pode sobreviver com um salário mínimo custeando todas as suas despesas por que um político que ganha dezessete mil reais não pode custear suas despesas? É necessário ter carro, passagens áreas, moradia e outras despesas paga com o dinheiro público?
Se cada parlamentar do menor ao maior tentasse viver apenas com o seu salário talvez sobrasse um pouco mais para o salário do trabalhador e para atender as necessidades da população. A onde vai parar não sei, mais sei que se tivéssemos políticos honestos e diretrizes melhores com certeza tudo seria diferente.
IM Lemos.