DE QUANTOS MODOS, PODEMOS VER O CANDOMBLÉ E INTERPRETÁ-LO SEM REPÚDIO, OU INTOLERÂNCIA RELIGIOSA?

Se revermos a história do Brasil, sem grandes aprofundamentos, fica fácil obtermos elementos para responder a questão formulada.

De inicio, vale afirmar que, por Candomblé, podemos entender que É UMA EXPRESSÃO DA HERANÇA DA MISTICA AFRICANA, vinda com escravos ao Brasil.

Por outro lado, podemos dizer que, Candomblé, É UM ESFORÇO CONTEXTUAL DE REPRESENTAÇÕES, DE MITOS E MITOLOGIAS, AFRINCANAS, incidentes no Brasil em nosso gente mestiça.

Contudo,...se ainda for insuficiente, podemos dizer que, Candomblé É UM CONTEXTO DE REPRESENTAÇÕES DE AÇÕES PEDAGÓGICAS, INICIAIS, no qual, pessoas, ( ainda na África ), se trajavam daquilo que representasse uma Força ( O Orixá ), requerida, a lida com o meio ambiente e se apresentava, segundo Akúkó. Assim, se a força fosse a do combate e da disciplina, ou a dirigida para o artesanato, então, as vestes seriam a de Ogúm. Estes espíritos, outrora atores naturais, sem cursos ou apadrinhamentos, voltavam, em algum momento incentivar á viver, para dançar ( Xirê ) e comemorar, uma conquista, realizada com aquela "Força" utilizada, ou seja, o "Orixá".

Embora, e nada obstante, a variedade dos contextos religiosos, de mesma denominação, no Candomblé, cabe entender que há uma variedade de modos de ritualizar, surgida, segundo a compreensão daquele, ou daquela, que recebeu o Mandato natural, de assumir uma "Casa" ou "Ilé", para em abrigando as almas ( Egúns ), preparadas ou não, atuarem na mesma e assim pessoas que optassem por lhe frequentar, continuarem a evoluir. Em todo o Brasil, cogitou-se de que o Yorubá, fosse a língua falada no Candomblé, mas, não é, uma vez que, vindos de muitos pontos do continente africano, variaram também no idioma, que aliás, contavam as centenas. Assim, podemos dizer que, Candomblé é UM LOCAL DE AJUSTES DE MEMÓRIAS AFRICANAS, mas, ainda não plenamente assimiladas, TORNA-SE UM LOCAL DE ESTUDOS, NEM SEMPRE, EMPÍRICO.

Bem,..por tudo isso, e muito mais, vale dizer que, Candomblé, também É LUGAR DE AMPARO, CONSOLO, DE CONSELHOS, DE ORAÇÃO, DE PRODUÇÃO CULTURAL, DE ARTE, DE ESTUDOS ESPIRITUAIS, E DE VIDA COTIDIANA, que por meio de uma Força maior, que pode, de ter muitos nomes, foi feita diferente, até, entre os ditos iguais, fato então, que sugere respeito.,.. e muito respeito, pois CANDOMBLÉ,.. É IGUALMENTE SAGRADO E MAIS, E MUITO MAIS ANTIGO,.. NA TERRA PARA A QUAL TRÁZ HISTÓRIAS,.. MUITAS HISTÓRIAS SEUS ORÍKÌS.

Sandive Santana / RJ

Sandive Santana
Enviado por Sandive Santana em 18/08/2015
Código do texto: T5350315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.