BOAS RECORDAÇÕES?
BOAS RECORDAÇÕES?
Estive pensando como as pessoas que passam pela nossa vida deixam marcas e lembranças. Veio a minha memória pessoas de um passado que ficou na margem do rio da vida; boas e agradáveis lembranças, como também as lembranças amargas, provocadas por pessoas que não dá para ter nenhuma espécie de saudade. Como as boas recordações nos enchem de alegria e esperança, nos ensina a valorização de relacionamentos saudáveis. Levo imediatamente as minhas idéias para a Bíblia e as experiências vividas por pessoas que entregaram a vida a Deus e para sua obra.
Paulo é um homem que viveu para Deus e a sua obra. Ele foi impactado e transformado pela mensagem do Evangelho de Cristo. O apóstolo fez três grandes viagens missionárias na sua vida, essas viagens foram de fundamental importância para o crescimento da igreja de Jesus, no seu início. Ele foi o pai de várias comunidades cristãs, em várias cidades. O trabalho Paulino produziu igrejas nas cidades de Éfeso, Coríntios, na região da Galácia, em Filipos, na cidade de Tessalônica, etc. Em Todas essas cidades o apóstolo colecionou lembranças das oposições que enfrentou, da perseguição de outros irmãos vindos do judaísmo, que não queria que a salvação fosse pregada aos não judeus; sofreu porque os irmãos judeus queriam que os irmãos gentios lavassem os fardos da tradição e leis do judaísmo, somando a tudo isso a lembrança de irmãos que não o recebia como apóstolo, nas próprias comunidades iniciada por ele.
Mas o que mais me marcou foi a lembrança de um texto que está na primeira carta de Paulo aos irmãos de Tessalônica. (1 Ts 1:3) “Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai”. Paulo tem lembranças formidáveis daquela comunidade. Quando ele ora por aqueles irmãos, os seus pensamentos são cheios de lembranças agradáveis.
A lembrança constante da obra da vossa fé. Os irmãos de Tessalônica eram engajados na propagação do Evangelho de Jesus. Eram destemidos para cumprir e fazer aquilo que tinha aprendido de Jesus através da vida do apóstolo das gentes. Os crentes dessa comunidade eram apegados à Palavra de Deus, eram cheios de fé, pois a fé em Deus vem através da audição e leitura da Bíblia que é a Palavra de Deus. Também através das pregações de homens e mulheres de Deus, que são comprometidos com as verdades de Jesus registrados nos dois testamentos das Escrituras. (Romanos 10:14) “... e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? ...”. Os crentes de Tessalonica ouviram a Palavra da salvação pela fé e pregaram a outros, fizeram as boas obras que Deus preparou de antemão para que cada crente em cristo ande fazendo. Ouvir a palavra de Deus é fator fundamental para a fé do cristão. Pois quando ela é anunciada gera fé nas pessoas, traz bênçãos, faz a manifestação do Espírito Santo eficaz na vida dos fiéis. Em (Atos 10.44) o Espírito Santo “... caiu sobre todos que ouviram a Palavra (de Deus)”. No Evangelho de (Mateus17.5) Deus, O Pai, manifesta a sua glória na transfiguração e diz: “Este é o meu filho, em quem tenho grande alegria: a Ele ouvi”
Ouvir e ler a Palavra do Eterno é algo extraordinariamente abençoador. Logo preciso de uma auto-avaliação: Quanto tempo gasto por dia ouvindo e lendo a Palavra de Deus? O que devo fazer? Vou ler, vou ouvir, vou cultuar com outros cristãos que tem fé na Palavra.
É importantíssimo para o bem estar do cristão andar com a Palavra de Deus e também com o Deus da palavra. Que o eterno nos ajude. (continua na próxima semana).