Ensaio sobre a verdade da "Verdade"

Ensaio sobre a verdade da "Verdade"

A verdade é um texto injuntivo, uma manual a ser seguido, lido e repetido da maneira que se apresenta. A verdade é a única coisa que não aceita contestação, já se confirma antes mesmo de ser refutada.

A receita foi construída e estabelecida; forma de se institucionalizar. Filha do seu tempo, a verdade vilipendia o complexo e se estabelece como o dito; poder e contrapoder se unem para o espetáculo da ficcionalização que convence.

Da "verdade" - com aspas para suspender o sentido - e a partir da verdade foi feito um pacto, no qual, subjugou as opções. Tudo ficou refém do discurso metafórico.

A presença da "verdade" contribuiu para as patologias humanas, para o enfraquecimento da existência e escreveu a bíblia da servidão obrigatória. A humanidade respondeu à pegunta, que obteve como resposta o silêncio, e contribuiu, dessa maneira, com a própria construção monumental do jugo. Depois da "verdade", outras normas se estabeleceram. A justiça é refém da "verdade" e também é a "verdade". Se não for "verdade", não há respaldo diante do jogo das respostas.

O veredicto é dado sob a "verdade", os fatos são "verdade", os dogmas são "verdade" (...) o mundo está prenhe da "verdade absoluta", resultado da fraqueza humana e da ociosidade é buscar outras esquinas.

As palavras, com o tempo, ganham e perdem sentidos, todavia, a "verdade" é prova cabal dela mesma, resultado de seu próprio simbólico; ela é presa a sua estrutura primeira.

Somente a "verdade" aprisionará!

Todo o complexo, com a "verdade", passa a ser pueril e uma confusão ergue o complexo - inversão semântica -, o terrível jogo de poder da "verdade" para se fazer e ser a Lei. A "verdade" é a Lei!

Tudo que não a tenha é desprezado, é posto em dúvida.

Em nome da "verdade", sentimentos foram erguidos!

Em nome da "verdade", convenções foram construídas!

Em nome da "verdade", regras foram estabelecidas!

Só a "verdade" é incontestável!

A humanidade tornou-se prisioneira de um discurso e aprendeu a servi-lo com todas a servidões que se conhece. O escravo só acredita na verdade; no inconsciente está a "verdade"!

Entender a verdade, é entender a construção do homem!

Mário Paternostro