Discurso sobre a redução da maioridade penal

DISCURSO SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Sou contra a redução da maioridade penal.

Em meu ponto de vista esse assunto não deve ser focado apenas em prender ou não os jovens que cometem esses crimes e saem impunes, mas sim analisar esse assunto por todos os lados, inclusive deve se analisar bem as raízes dos jovens infratores e não só falar de imediato que devem prender os jovens e reduzir a maioridade penal pela sua revolta ao ver um jovem saindo impune ao cometer um crime, até por que quando o mesmo está nos faróis tentando sobreviver e você fecha o vidro do carro no rosto dele, ele também se sentirá revoltado do que você, por ver mais pessoas fingindo não ver a necessidade dele estar ali do que você ter ao ver um jovem te roubar por ser a única escolha nas periferias, já que o governo não investe em educação e cultura nas favelas.

Irei começar a analisar as raízes. Como eu já disse, o governo não investe em educação e cultura nas periferias, não só nas periferias, mas em todo o Brasil quando o assunto é educação já se sabe que a situação é precária.

O jovem infrator necessita de um meio para vencer na vida e poder ser alguém, mas, lembrando que os povos da periferia são carentes até de cultura própria, não só os povos da periferia são carentes de cultura, mas acredito que 99,9% são carentes de cultura pelo fato do nosso sistema de governo (CAPITALISTA) ditar a cultura que uma massa deve seguir pelo meio de TELEVISÃO, PROPAGANDAS, NOVELAS, COISAS ANTI-CULTURAS, COISAS QUE NÃO PASSAM DO SENSO COMUM. É preciso analisar nosso sistema de governo e o seu monopólio sobre a sociedade, já que o assunto "REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL" envolve muitos outros assuntos, assuntos até de muitas décadas atrás.

Quando você entra na escola, todo mundo, seus pais te dizem que você não é ninguém sem estudo, agora coloque-se no lugar do garoto da periferia, reflita...

Então, o problema já se dá início a partir daqui e inclusive a desigualdade social e a exclusão social aparecerá daqui pra frente.

Irei apresentar duas revoltas com percepções explícitas:

1) Suponha que o garoto e a família tenha uma quantidade de dinheiro suficiente para por o filho na escola e de pagar o transporte para que o mesmo vá até ela. Lembre-se sempre que o garoto mora em um bairro periférico e não tem instituições de ensino nas proximidades de sua casa.

Chegando em uma escola, para fazer a matrícula muitas pessoas ficarão olhando essa família de canto, e com medo pelo fato de serem negros e morarem na periferia ou nem mesmo saibam que são pobres e que moram em um bairro periférico, apenas julgarão, convencidos pela informação que a mídia vende...racistas."Uma imagem vale mais que mil caráter". Então, a partir daí já cria uma revolta no garoto por querer estudar e não conseguir uma vaga na escola, ou até mesmo por ter conseguido a vaga mas não ter dinheiro suficiente pra pagar o transporte pelo custo ser muito caro e também pelo fato de ter visto pessoas conservadoristas praticando racismo. Não seria preciso pagar o transporte se o nosso sonho por educação não tivesse sido deixado de lado.

2) Já que o garoto foi com a família a procura de uma oportunidade de estudo e não conseguiu por falta de oportunidade e investimento, ele teria que ajudar os pais, teria que trabalhar. Por não ter idade suficiente para trabalhar, a escolha dele seria ir para os faróis por extrema necessidade.

Por aproximadamente 5 meses tentando ganhar seu dinheiro nos faróis o valor que conseguiu não foi suficiente, mas se em todas a vezes que ele viu um rosto à sumir por trás de vidros se fechando em sua cara, ele teria se tornado rico. A partir daí a revolta se se torna gigante ao ver tantas pessoas não dando oportunidade à ele e fechando os vidros dos carros ao pedir dinheiro por um malabarismo ou venda de doces.

A partir daí ele fez uma escolha de acordo com suas oportunidades: "SONHAR OU SOBREVIVER ?". Mesmo o garoto tentando ganhar seu dinheiro de forma honesta, ele já não vê outros caminhos a seguir a não ser o do crime. Cometeu um crime e foi preso por que o país adotou a redução da maioridade penal. Chegando na cadeia, como prometido, o jovem será colocado em celas separadas dos adultos, mas, sim com outros jovens de idades e mentes diferentes. Com o tempo, as celas ficarão super lotadas e não terão dinheiro e nem recursos suficientes para abrigar esses jovens. Se querem mesmo mantes esses jovens presos terá de mistura-los com os adultos já que as celas de jovens lotou. Não vejo muita influencia em juntar jovens com adultos até mesmo por que idade não define maturidade. Um caso a ser refletido é: se o menor tiver em sua cela um bandido perigoso, e o jovem sentir medo, ele se juntará à uma das facções que comandam o presídio para ele não sofrer tais perigos e se juntará também por se sentir intimidado naquele meio. O garoto terá certos benefícios em fazer parte da facção, por exemplo: a facção dará recursos para a família tais como:

* A mãe poderá visitar o filho com um transporte fornecido pela facção.

* A família ganhará sexta básica e outros recursos.

O dia que o jovem sair da cadeia e um dia sairá, ele vai sair absolutamente comprometido com o crime e não terá chances de sair desse mundo nem que ele queira..as vezes o caminho da cura pode ser a doença.

O que parece que vai proteger a sociedade, na verdade, tem efeito oposto e vai colocar a segurança da sociedade numa situação pior do que estava anteriormente.

"Educai as crianças e não será preciso punir os homens". Aos jovens ninguém da a chave pra abrir a porta certa, mas a porta errada eles sempre encontram aberta. Maioria dos que não lutam por uma vaga em uma escola pública, chegam na sala de aula e apenas dormem, mas os da periferia que realmente querem ser alguém mas não tem chances, é preso sendo menor de idade, idade não define maturidade, e a questão dele já ter direito de votar, votar é um direito dele, cometer crimes sendo menor de idade partiu de varias necessidades e de um direito que ele não teve. Qual é o crime que o estado brasileiro cometeu ao longo 500 anos? Não dando a esses jovens a oportunidade de não entrar no crime? A quantos anos esses estado não deu direito a esses jovens de estudar? O Peru teve a sua primeira universidade em 1954. A universidade brasileira só foi feita depois de 20 anos de descobrimento do país. Então como querem punir povos que não tiveram oportunidade de estudar sendo que dizem que o estudo é a base de tudo? Cadê a PÁTRIA EDUCADORA? Crime mesmo é não dar oportunidades de estudo à esses jovens.

Todo mundo é igual independente de religião, cor ou situação financeira.

Sou contra a redução da maioridade penal, mas completamente a favor do aumento da educação e expectativa de qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes.

Obrigado à atenção!

Patrick da silva alves
Enviado por Patrick da silva alves em 24/05/2015
Código do texto: T5253168
Classificação de conteúdo: seguro