QUEBRANDO TODO TIPO DE PRECONCEITO!

Obs.: Você vai encarar a leitura? Se você ler este texto, você verá outro mundo. Este é um discurso dedicado aos corajosos na leitura.

Há pessoas que crescem imaginando que podem tudo. Nunca impõem limites a si mesmas. Muitos pais erram por não saberem dizer "não" a seus filhos. Estes crescem na ilusão de que o mundo deve ser de acordo com o que eles querem. É por isso que existem os bandidos. Eles não sabem conviver com os “nãos” da vida.

Há pessoas que crescem sem saber o que é respeito. Para elas, o mundo é somente o que se encontra em suas cabeças. Nunca se questionam, pois nunca imaginam que poderão estar erradas. São pessoas que desejam ter o mundo girando ao redor de si mesmas.

Vivemos numa época em que não podemos tolerar desrespeito a nenhum ser humano. Muitos dizem que a justiça é lenta. Entretanto, eu digo que essa mesma justiça existe para defender todo e qualquer cidadão.

Nunca deseje pisar ninguém, nem aceite ser pisado por nenhum indivíduo neste mundo! Respeite todas as pessoas! Saiba você que ninguém tem o dever de entrar no seu mundo, de fazer parte do mundo do qual você faz parte, de aceitar a sua maneira de ser, de viver, de pensar, de falar, ou o seu amor. Nunca acredite que você tenha o maior amor deste mundo, nem que você seja a pessoa certa para outra pessoa. Nunca acredite que você é o único que sabe amar. Saiba que a vida não é somente o que se encontra na sua cabeça. É uma grande tolice imaginar ou querer que todas as pessoas tenham os mesmos pensamentos e os mesmos estilos de vida.

Não se ache a única pessoa certa neste mundo! Que um homem não seja criticado ou desrespeitado por ter relações sexuais com outro homem! Que uma mulher não sofra preconceito por se relacionar amorosamente com outra mulher! O que é que eu tenho a ver com a vida do outro? A vida do outro não me pertence, ainda que eu discorde e possa discordar das atitudes de muitos. Discordar é uma coisa; desrespeitar é outra muito diferente. Eu, porém, considero que a relação entre um homem e uma mulher, quando os dois se amam e se respeitam, é algo sublime; é o ideal do relacionamento entre dois seres humanos. Homem e mulher se completam, se atraem, porque são dois seres diferentes, não apenas no corpo, mas também na maneira de ver e sentir a vida. Além disso, um homem nunca conseguirá ser uma mulher, ou pensar como tal, nem uma mulher conseguirá ser um homem, ou sentir tal qual um homem sente. Por isso, homem e mulher se completam. É o que eu penso. Todavia, quem quiser viver diferente, que viva! Eu não tenho nada a ver com opções de outras pessoas, se essas opções não são prejudiciais a ninguém.

Que aqueles de relacionamentos ou vida heterossexual saibam respeitar os que se relacionam amorosamente com pessoas do mesmo sexo! Que aqueles de relacionamento ou vida homossexual saibam respeitar as pessoas que se relacionam amorosamente com pessoas de sexo diferente! Se a maneira de viver do outro não atinge a minha vida, o que eu tenho a ver com isso? Se o outro não me prejudica, nem prejudica ninguém, o que eu tenho a ver com isso? O que você tem a ver com isso? Respeite para ser respeitado! Viva a sua vida e deixe que os outros vivam a vida deles!

Que ninguém seja considerado inferior ou superior a ninguém! Que o gordo tenha o direito de ser gordo! O que ele deve e pode saber é que a obesidade é prejudicial a si mesmo; é prejudicial à própria saúde. Que o magro não seja discriminado por ser magro! Que o baixo não seja vítima de preconceito, nem o alto seja desrespeitado! Que o de pele preta seja visto como um ser humano! O de pele branca não merece ser atacado. O índio, o cigano e as demais pessoas são todos seres humanos.

Vivemos em um mundo em que muitos ricos têm preconceito contra pobre; muitos pobres têm preconceito contra rico. O problema não está nos bens de uma pessoa, mas na maneira que essa pessoa tem para se relacionar com os demais seres humanos. A humildade não está no fato de alguém ser pobre. Há muitos pobres orgulhosos e muitos ricos humildes, assim como há pobres humildes e ricos orgulhosos.

Muitos falam sobre preconceito linguístico. Quando falam sobre isso, dizem que certos professores de gramática têm preconceito contra quem não escreve de acordo com a norma-padrão. No entanto, muitos que não sabem escrever bem têm preconceito contra quem escreve de maneira brilhante. O preconceito linguístico existe de ambos os lados. Cada um se defende com as armas que tem. Quem escreve bem afirma que outros desrespeitam a gramática normativa. Quem não domina a norma-padrão diz que esta é arbitrária. Esse preconceito de ambos os lados deve acabar. Eis uma utopia!

Certa vez, alguém me perguntou se sou eu mesmo (Domingos Ivan Barbosa) que escrevo tudo isso; esses textos tão bons! Lembrei-me de Nietzsche, com seus escritos que têm este título: “Por que escrevo livros tão bons”. Essa pergunta já mostra preconceito. Isso é bíblico. Jesus disse que “um profeta só não é estimado em sua própria pátria”. Está em Marcos, no capítulo 6, versículo 4. Nos versículos anteriores, desse mesmo capítulo, pode-se ler a surpresa e a desconfiança dos que imaginavam conhecer Jesus. Padre Zezinho, na música “O Filho do Carpinteiro”, também mostra essa desconfiança dos conhecidos de Jesus Cristo.

Eu pergunto a você: será que sou eu mesmo quem escreve tudo isso? Será que eu não estou plagiando alguém? Será que eu não estou copiando e colando da internet? Entretanto, há concidadãos que não têm inveja, não têm preconceito e reconhecem o que os outros são.

Quando eu fazia o Ensino Médio, alguém me disse que eu estava plagiando um poeta brasileiro. Eu fiz, então, o poema “Em parte conhecemos”, um dos meus primeiros poemas. Não mostrei esse poema a ninguém; eu queria apenas refletir sobre essa afirmação e essa desconfiança; queria apenas me expressar.

Outra vez, agora na internet, alguém invejoso e infeliz afirmou que eu havia plagiado um texto sobre gramática e ortografia. O invejoso disse o nome do texto supostamente plagiado. Sabe o que eu fiz? Imediatamente, eu procurei no Google esse texto. Copiei-o e mostrei aos leitores as diferenças entre as duas produções: a do outro e a minha, que eu havia escrito. Confrontei os dois textos. O meu, sinceramente, é muito melhor! Recebi vários comentários de apoio, além de uma defesa brilhante. Isso aconteceu no Recanto das Letras.

Saiba que você não é melhor nem pior do que ninguém! Você não é superior a ninguém. Você defeca? Você caga? Tive que dizer isso para mostrar que ninguém é melhor ou pior do que ninguém. Veja o que produzimos todos os dias: merda. Não se escandalize! O meu objetivo, ao dizer isso, é discorrer sobre a necessidade de sermos humildes, que não é a pessoa se sentir infeliz, incapaz, inferior ou menos importante do que ninguém. Portanto, nem mais nem menos do que ninguém.

A quem se considera melhor do que outra pessoa, eu pergunto: você tem coragem de colocar o dedo no seu ânus e, depois, passar o mesmo dedo na sua boca? Você disse eca? Veja o quanto somos nojentos! Veja que o nosso corpo, apesar de ser importante e belo, não é totalmente limpo e agradável. Apesar disso, somos todos importantes. Devemos nos amar e amar os nossos semelhantes: as outras pessoas.

A humildade começa com o reconhecimento de que somos pó, barro; a qualquer momento podemos quebrar. Temos todos o mesmo destino: somos todos mortais; todos iremos morrer; ninguém escapará da morte.

Não devemos nos desesperar. Devemos amar esta vida que nos foi dada por Deus. Por que nos dividimos tanto? Por que odiamos? Por que não escolhemos o amor? Não seja um revoltado contra a vida! Não sejamos arrogantes!

O que seria do mundo, se todos fossem professores? Se todos fossem médicos? Se todos fossem advogados? O que seria do mundo, se não existissem os garis? Quem iria limpar as ruas? Se ninguém precisasse de aula, a quem eu iria ensinar na escola? Sendo assim, os alunos também são importantes. Professor não é mais importante do que aluno, nem aluno é mais importante do que professor. Um não existe sem o outro. Um comerciante não existe sem clientes. Clientes não existem sem comerciante. Se você trabalha com o povo, você precisa do povo e o povo precisa de você. Ninguém é mais importante do que ninguém.

Está na hora de ninguém se considerar melhor do que ninguém. Está na hora de não ficarmos querendo que todos apoiem o mesmo partido político. Está na hora de não querermos que todos acreditem nas mesmas coisas, nas mesmas ideologias. Por que existem tantas igrejas que se dizem cristãs? Por que as pessoas são diferentes. Cada pessoa vê o mundo a partir de um determinado ponto. Por que existem tantas religiões? Por que as pessoas são diferentes e têm culturas diferentes. Quando você, por exemplo, vai de moto ou de carro a algum lugar, você não vê as coisas da mesma forma como quando você está de volta. A estrada é a mesma, mas a sua posição é outra. Já reparou?

Eu posso estar certo, sem o outro estar necessariamente errado, ainda que pensemos de modos diferentes. Ninguém vê toda a verdade. Cada pessoa vê apenas uma parte da verdade. Eis a importância de nos unirmos.

Não fiquemos condenando a roupa que alguém está usando! Professores de etiqueta merecem uma boa aula de bons modos também. Precisam aprender a não se incomodarem com a roupa que outras pessoas usam. Consultores de moda precisam de bons modos. O que é moda hoje não será moda amanhã. Sendo assim, por que ficar incomodado com algo que, amanhã, poderá ser visto como belo? A história registra que mulheres magras já foram consideradas feias. Hoje, mulheres magras são consideradas bonitas. Quase tudo muda neste mundo.

Não tenha preconceito contra pessoas idosas, pois você, se não morrer antes do tempo, também ficará velho. Não tenha preconceito contra jovem, pois você, que não é mais jovem, já passou pela juventude. Não tenha nenhum tipo de preconceito! Preconceito é coisa de gente burra.

Obs.: Se a ação do outro não me prejudica, nem prejudica ninguém além dele, por que eu falo mal do outro?

A mensagem deste texto: não considere o seu jeito de ser, de viver, de pensar, de rezar (ou orar) e de agir as únicas maneiras certas existentes neste mundo. Os outros poderão estar certos, mesmo vivendo, pensando, agindo, rezando (ou orando) e sendo diferentes de você e de mim. Não existe apenas uma maneira de estarmos certos.

Questione-se! Eu estou constantemente questionando a mim mesmo. Questionar-se não é odiar-se, nem desprezar-se; é reconhecer que precisamos, sempre, melhorar, para nos sentirmos melhores com nós mesmos e com os outros.

Não fique falando mal da vida alheia! Eu, também, estou fazendo um esforço enorme para não falar mal da vida particular de ninguém. O que é público, porém, é outra coisa, mas, mesmo assim, tudo deve ter um limite. Tudo o que está escrito aqui eu aplico a mim mesmo, ou seja, eu faço esses convites a mim mesmo.

Dica de português: nunca diga nem escreva: “conosco mesmo” ou apenas “com nós”. O certo é “conosco” ou “com nós mesmos”; “com nós próprios”. Essa dica é para quem estranhou, no texto, a construção “com nós mesmos”.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 16/12/2014
Código do texto: T5071639
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.