Amigo da Hora
(...)Um Sentimento só meu. Tudo só dela.
Todos que escrevem sobre o passado estão familiarizados com documentos. Nesse caso o documento que fiz uso foi uma simples carta, escrita por Filipe a cerca de três anos, carta essa endereçada a sua namorada, Maynara Rocha
A carta foi enviada num momento em que ambos completavam eu terceiro ano de namoro. Proeminente momento. No momento em que a carta era digitalizada, eu estava ao seu lado, embora o conteúdo tenha me sido mostrado com certa dose de...digamos vergonha e rapidez por parte de Filipe não pude deixar de gravar em minha memória essa bela frase do finalzinho da segunda estrofe:
(...)Um sentimento só meu. Tudo só dela.
Ora sabemos como é difícil encontrar pessoas sinceras, doces e amáveis em nossos dias. Amiúde quando encontramos em sua maioria essas pessoas não detém todas essas qual ides, posso até dizer que algumas deturpam o significado inefável da sinceridade com a tão comumente usada “falta de educação”. Mesmo assim podemos achar algumas verdadeiras doces sinceras e amáveis. Filipe uma delas. Posso salientar afirmando que talvez seja uma dos mais ilustres, não o melhor de todos, mas com certeza um exemplo a ser seguido.
Falemos dele um pouco. Filipe rem alguma particularidades provenientes de seu temperamento, (tomo a liberdade de afirmar que ele é um fleumático) que por algum tempo confesso que me espantaram e perturbavam minha mente. Uma delas é o seu silencio (marca registrada) e passividade (ao menos aparentemente), creio eu que essas sejam características de todo fleumático. Seu silencio sempre teve um “tom” de resposta a uma situação que exigia alguma palavra. Não obstante no nosso grupo sempre havia (ainda há) dicções, Eu como idealizador central da confusão e Filipe era (É) o que sempre entoava o cântico mais articulado possível…do silencio.
Tenho ainda boas lembranças da nessas tardes. Passávamos as vezes tardes inteiras juntos, eu falando e ele entoando as mais graves notas do silencio.
O silencio era tanto que já cheguei a discutir (sozinho) poucas vezes, mas vezes suficientes para compreende ló do jeitinho que ele é. Deus me deu a capacidade de escrever minha magoas na areia e minha gratidão sobre o mármore. Além de silencioso podemos discorrer sobre sua calma e tranquilidade, que em momentos difíceis da nossa caminhada pelos bosques da amizade foram decisivos para mim, nossas diferenças de idades e de pensamentos nunca foi um fatores de incompatibilidade. Somos diferentes a tal ponto que posso dizer que ele é de Direita e eu de Esquerda. Nossos gostos musicais se unem na tangente do que se tem como referencial de normal. No futebol...nem se fala... Eu mantendo ardentemente meu padrão por contrariedade da maioria escolhi a neutralidade no país do futebol, já ele mostrou desde de sempre inexorável unanimidade quanto ao melhor do futebol, escolheu o vermelho, e não foi um vermelho qualquer, foi o vermelho que o faria chegar atrasado em vários cultos e ensaios, que o faria extrapolar no trabalho, o vermelho que por algumas vezes o deixou sem ir na casa da namorada…o vermelho Grená. O vermelho do Barcelona. Não compartilho de seus gostos por futebol, mas sei reconhecer o melhor.
Posso ainda lembrar de nossos momentos no curso e no trabalho, até por que bons amigos sabem dos nosso momentos felizes mas o melhores viveram esses momentos ao nosso lado. Essa frases elucida bem meus momentos com Filipe. Embora como demostrado logo acima, nossas diferenças não nos impede de ter momentos diversamente felizes.
O que dizer de nossas idas e vindas do primeiro emprego em ônibus lotados e cheios de pessoas estranhas, dos nossos almoços de “negocio” regados ao som de coldplay, nossas caminhadas filosóficas depois desses almoços eram verdadeiras estruturas para o pensamento evolutivo. Éramos o materialista estoico e o cientista da computação. Situações constrangedoras é que não faltavam durante todo nossa jornada. Risos e trapalhadas também.
Chegando aqui já temos :silencioso, sincero, amável, inteligente, eu poderia elucidar tantas outras qualidades mas acho que o texto já está demasiadamente grande.
Algumas pessoas acreditam que as pessoas não mudam nunca, já eu posso dizer que acredito que as pessoas estão em constante mudança, e no caso de Filipe mudando apenas para melhor.
Filipe está ficando mais velho, porem sua mudança de idade não afeta para de maneira ruim, apenas fortifica, intensifica e maximiza suas esperanças de um futuro glorioso.
Quando ele diz: ‘um sentimento só meu’ se entende como sendo mais puro sentido de amor que ele como pessoa excepcional sente, e quando diz ‘tudo só dela’ deixa completo mostrando que tudo o que sente, pertence tão somente a ela.
Mas eu como amigo tomo essa frase como sendo suficiente para mostrar o quanto a mente e alma de meu amigo estão em caminhos superiores aos meus e aos da maioria. Esse sentimento é tudo que acho que faz dele um dos maiores amigos que alguém pode desejar ter.
Um sentimento só dele. Tudo só nosso...
Rafael Noles Delacroix