Discurso de Formatura Pedagogia

POR UM LONGO PERÍODO ESTIVE AUSENTE DA PÁGINA, SÓ HOJE VI OS COMENTÁRIOS. peço perdão por não ter respondido, se ainda der tempo, autorizo a todos utilizar este discurso, apenas peço que citem meu nome é a página Recanto das Letras e me enviem um e-mail dizendo que vão utilizar. Gratidão a todos que gostaram do discurso, é uma honra saber que querem usar.

alielamitaf@hotmail.com

Boa noite a todos.

É com muito prazer que estou aqui para falar em nome da turma de Formandos em Pedagogia da manhã.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos colegas que me confiaram a honra de escrever este discurso.

Quando comecei a escrever este discurso optei por começar, ao contrário de outros, pelos agradecimentos.

Estou aqui para agradecer a FAM, ao corpo docente, a todos os funcionários, aos nossos familiares e amigos, e a todos aqui presente.

Alguns podem estar perguntando por que começar pelos agradecimentos. A minha resposta é porque a gratidão é o caminho para o reconhecimento. Estar grato é sentir-se apoiado, agraciado, recompensado.

Acredito que todos os formandos presentes sentem-se gratos, pois se estamos aqui hoje, sentindo na pele este momento de glória, é porque fomos apoiados e amparados por inúmeras pessoas.

Se somos merecedores do título de Pedagogos, é porque lutamos, nos dedicamos e nos relacionamos com fé e afinco. E as relações entre colegas, mestres e tantos outros que contribuíram para esta conquista é que nos revelaram o caminho.

Portanto, a vitória resultante desta luta, não glorifica apenas individualmente, não há apenas protagonistas, todos tem seu papel, todos estiveram empenhados em construir um sonho, sonho este que não se pode dizer que é individual.

O Pedagogo sonha o sonho de muitos, sonha com uma educação de qualidade e inclusiva que transforme a todos em cidadãos. O sonho do Pedagogo não é apenas para si e para os seus. É para a construção de uma sociedade melhor, um mundo melhor, onde os caminhos possam ser trilhados com amor e união.

É possível dizer que a gratidão de um para com o outro é que forma a corrente desta união de amor e de sonhos a serem realizados, de ações de comprometimento e alteridade.

Cada um de nós é um elo que ao se juntar se transforma em reflexão, assim entendemos que só alcançamos nossos objetivos quando temos consciência de que não estamos sozinhos e que não somos nada sozinhos. Só alcançamos nossos objetivos quando nos preocupamos e somos gratos a todos os elos.

Ainda que sejamos diferentes e singulares, todos somos essenciais a construção de um mundo melhor, todos temos nossa parcela de responsabilidade. Pedagogos estão engajados na luta pela educação de qualidade e respeito, portanto temos consciência que estamos construindo a história deste país. E a gratidão nos leva a compreender que não construímos nada sem as relações sociais e emocionais que nos levam a reconhecer o outro como parceiro e amigo.

Hoje, mais uma vez e certamente por todo sempre diremos obrigado e assim surgirão oportunidades através de nossas ações para que também nossos alunos agradeçam futuramente.

Nós somos o mundo, e podemos reconstrui-lo. Podemos colocar em prática aquilo que nossos mestres nos levaram a conhecer no decorrer deste curso.

Agradecemos porque hoje sabemos que precisamos buscar a essência das coisas.

Agradecemos porque hoje compreendemos que as diferenças proporcionam trocas de experiências que nos enriquecem.

Agradecemos porque hoje entendemos que não é mais possível aceitar sem refletir.

Agradecemos porque hoje compreendemos que o processo histórico nos revela a formação da sociedade.

Agradecemos porque hoje sabemos que o cuidar e educar não se dissociam.

Agradecemos pela Arte, Ludicidade, Musicalidade e Movimento nos levam a sensibilidade necessária para o educar.

Agradecemos porque hoje sabemos que as Ciências Humanas e Exatas estão interligadas e essa interligação é fundamental.

Agradecemos pelos exemplos de superação que nos emocionaram e nos tornaram mais sensíveis.

Agradecemos as relações metafóricas que por vezes foram complexas, mas que nos trouxeram experiência e conhecimento.

Agradecemos aos que por motivos diversos se foram enquanto trilhávamos este caminho.

Agradecemos pelo companheirismo, pelo crescimento intelectual, acadêmico e profissional. Por todas as falas, por todas as letras e pelos momentos que nos sentimos artistas, crianças e humanos.

Muito obrigado !!!!!!!!!!!!!!

Leila Sales Rosolem
Enviado por Leila Sales Rosolem em 15/04/2014
Reeditado em 30/10/2021
Código do texto: T4769504
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.