Tempo, time, heure ou seja lá qual nome for
A noção em senso comum de “tempo” é inerente ao ser humano. “Tempo”, “time”, “heure” ou seja lá qual nome for, é definido no dicionário Michaellis da seguinte maneira:
tem.po1
sm (lat tempu) 1 Medida de duração dos seres sujeitos à mudança da sua substância ou a mudanças acidentais e sucessivas da sua natureza (…)
Recentemente, eu fiz uso do tempo para analisar as mudanças sucessivas - não acidentais - na qual fui submetido em minha vida. Fui, de certa forma, obrigado analisar cada detalhe de mim e de tudo o que me cercava. Conclui que, ou melhor, o tempo me mostrou que é ele o responsável por tudo o que há de acontecer. Refiz conceitos, analisei situações e consegui vencer o que eu acreditava ser o mais difícil dos obstáculos: a aceitação para eu mesmo de que errei. Pode parecer poético demais ou melancólico, mas eu estou pronto para renascer dentre determinadas pessoas e situações. - Eu e o Tempo. Foi só assim que eu consegui enxergar a raiz de todas as situações complicadas surgiam em minha vida. Ninguém além do tempo poderia ter me mostrado isso. Satisfeito, me sinto na liberdade de parafrasear a canção dos Los Hermanos:
“O tempo irá dizer lento o que virá.”
Registro neste momento, a experiência de viver o mais incrível dos crescimentos pessoais já vistos por mim: o meu próprio. Não são as pessoas que ditam as regras, não sou eu quem vou seguir as regras daqueles que ditam-na de maneira como se eu devesse seguir. Eu vivo o meu destino, no meu tempo e isso basta.
Anseio pelo meu retorno - não triunfal - em meio a civilização. Só o meu Deus saberá de tudo o que eu passei. Só ele sabe o porque de eu ter passado por essas coisas.
Esta poderia ser uma memória póstuma mas confirmo: estou mais vivo do que nunca.